Reflexão
Esperança em meio a provações
“Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, o nosso coração está cheio de uma esperança viva” – (I Pedro 1.3).
Leia em sua Bíblia: (I Pedro 1.1-15)
É interessante notar que sempre parece haver mais dias difíceis que dias fáceis na vida. O apóstolo Pedro escreveu uma carta num tempo particularmente difícil, e ela está registrada na Bíblia Sagrada. Seus leitores enfrentavam muitas dificuldades. Nesta carta o apóstolo nos dá algumas dicas sobre como enfrentar dias difíceis.
No texto Bíblico de hoje, o apóstolo recomenda que se olhe para a misericórdia de Deus. Esta misericórdia fica evidente em Jesus Cristo. Quando Jesus Cristo ressuscitou, quando Ele venceu a morte por nós, Ele nos deu a viva esperança, por isso, por maiores que sejam os nossos problemas, não precisamos temer. Deus sabe o que estamos passando, e tem misericórdia de cada um de nós. Ele, que venceu a morte, é poderoso para vencer todos os problemas. Assim, podemos louvar a Deus mesmo em meio às dificuldades.
A segunda dica que o apóstolo Pedro nos dá é a seguinte: Confie nas promessas de Deus. Ele tem ricas bênçãos para os que nEle confiam. Confiar em Deus é colocar-se nas Mãos DELE, esperar nEle, saber que, por pior que seja a situação Ele está no controle.
Estas duas dicas do apóstolo Pedro são preciosas, pois se estivermos vivendo momentos difíceis, olhemos para a misericórdia de Deus e confiemos nEle. Quando o apóstolo Pedro escreveu sua primeira carta, ele transmitiu esta mensagem aos seus leitores, e ela fez efeito neles, e puderam enfrentar e vencer as tribulações. Esta mensagem é válida também para os nossos dias, pois “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13.8).
Ela nos anima e consola com a mesma viva esperança que os primeiros cristãos tiveram. “Porque para Deus, nada é impossível” – (Lucas 1.37).
Ricardo Bruno Voss, Pastor da IELB
(46) 3523 2432 (46) 9917 5546 (Tim) (46) 9134 8483 (Vivo)
FRANCISCO BELTRÃO, PR