Religiões

Reflexão

Falta-te algo para herdar a vida eterna

Leia em sua Bíblia Marcos 10.17-22

“Falta-te algo para herdar a vida eterna” (Marcos 10.21). Esta foi a resposta de Jesus ao jovem que o interpelou, quando caminhava na Palestina. O jovem ficou conhecido como “Mancebo de qualidade”. Ele desejava saber mais acerca das coisas espirituais e parecia extremamente preocupado com esta questão. Percebemos sinceridade em suas palavras.

A vida religiosa que levava não preenchia os seus anseios por isso foi ao encontro de Jesus e questionou: “Mestre que farei para herdar a vida eterna?” ou seja, “que caminho deverei seguir para resolver esta questão espiritual que tanto me preocupa?” Era uma questão que envolvia a eternidade.

O que será o amanhã? Onde estarei?, indagava o jovem na sua alma e por isso prosseguiu com sua entrevista.

E Jesus percebeu aquela situação dramática. Além de rico o rapaz era religioso, isso porque observava rigorosamente alguns mandamentos.

O jovem não titubeou quando Jesus perguntou-lhe a respeito da sua religiosidade, dizendo: “Tudo isso tenho observado”. Mas sua religião, era superficial. Parecia até que Jesus concordara com a sua resposta pois Marcos registrou um detalhe importante: “E Jesus olhando para ele, o amou”, Marcos 10.21. Entretanto, prosseguiu: “Falta-te uma coisa”.

Jesus contemplou com terno amor o coração daquele Jovem e não atentou primeiramente para a religiosidade ou riqueza que possuía, mas para o interior. Só aquele que sonda os corações poderia avaliar o motivo daquela entrevista. O Senhor não atenta para a aparência, como faz o homem, que só vê o que está diante de seus olhos ( 1º Samuel 16.7).

Cristo olhou para o jovem não para apontar os seus defeitos, nem para acusar-lhe de algum pecado, nem para o desprezar, mas sim para o amar. Antes de diagnosticar o problema, Jesus o amou.

“Falta-te uma coisa”, declarou o Senhor. Como um médico que coloca seu dedo no ponto central da enfermidade, Ele informou-lhe qual era o seu problema. Desprender-se das riquezas e submeter sua vida à vontade do Senhor.

O moço possuía riquezas, prestígio, fama, força, mas lhe faltava Cristo. Deixou de ser espiritualmente rico porque rejeitou Jesus.

Aquele rapaz poderia Ter saído ainda mais enriquecido, porém, ao recusar Jesus ficou pobre, apesar de sua riqueza material. Quando somos seduzidos pelas riquezas não conseguimos dar fruto para o Reino de Deus- “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” I Timóteo 6.10.

E você, caro leitor? Qual é o problema que lhe impede de seguir a Jesus? Por que ainda não se decidiu? O que falta em sua vida? Não perca mais tempo- venha seguir a Cristo e Ele lhe dará o céu como recompensa! “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará” Salmo 37.5.

Que Deus lhe abençoe.

Pastor João Germano

Igreja Evangélica Assembleia de Deus.