Religiões

Reflexão

O SENHOR É O MEU PASTOR

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu Nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. (Salmo 23:1-6)

De todos os Salmos, é o 23 o mais conhecido. Fala ao coração de todas as idades. A mãe ensina ao filhinho os sagrados versículos. Quando o jovem filho sai para o vasto mundo, os pais oram, pedindo que o bom Pastor o proteja e o guie em segurança. E quando o homem se aproxima do fim de sua jornada, ele murmura com convicção: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo”.

No Oriente o pastor é uma figura muito interessante. Seu cuidado pelas ovelhas é diverso do que tem os pastores de outros países. Ele guia suas ovelhas e as conhece e compreende sua natureza e peculiaridades. Ao cair da noite, conduz seu rebanho para o redil, onde é protegido dos frios ventos da noite e das feras. Ao romper da manhã ele guia suas ovelhas para as verdes pastagens e junto às águas tranqüilas – lugares de paz e calma.

É característico das ovelhas o afastar-se do rebanho. Não tem senso de direção, mas o pastor não poupa esforços para reaver a ovelha desgarrada. Passa dias e noites na procura da ovelha perdida. Afadiga-se através de desertos, rios e montanhas, até encontrar a tão querida ovelha que afastou-se do redil. O pastor fiel, não toma em conta as horas dedicadas a essa busca.

Jesus Cristo é nosso Bom Pastor. Ele nos salvou e nos trouxe de volta ao seu redil. Como a vida é incerta, devemos seguir Àquele que nos oferece o conforto eterno. No final deste Salmo vemos que os cristãos habitarão com Deus. Ele é o perfeito Pastor e Anfitrião e prometeu guiar-nos e proteger-nos ao longo de nossa vida e conduzir-nos à sua morada eterna.