GeralReligiões

Reflexão

Que farei para herdar a eternidade?

“E, pondo-se a caminho, correu para Ele um homem, o qual se ajoelhou diante dEle, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Marcos 10.17

Esta foi a resposta de Jesus ao jovem que o interpelou, quando caminhava na Palestina. O jovem ficou conhecido como “Mancebo de qualidade. Ele desejava saber mais acerca das coisas espirituais e parecia extremamente preocupado com esta questão. Percebemos sinceridade em suas palavras.

A vida religiosa que levava não preenchia os seus anseios por isso foi ao encontro de Jesus e questionou: “Mestre que farei para herdar a vida eterna?” Marcos 10.17. Ou seja, que caminho deverei seguir para resolver esta questão espiritual que tanto me preocupa? Era uma questão que envolvia a eternidade.

O que será o amanhã? Onde estarei? Indagava o jovem na sua alma e por isso prosseguiu com sua entrevista.

O Mestre percebeu aquela situação dramática. Além de rico o rapaz era religioso, isso porque observava rigorosamente alguns mandamentos.

O jovem não titubeou quando Jesus perguntou-lhe a respeito da sua religiosidade. “Tudo isso tenho observado” (Marcos 10.20), respondeu determinado. Mas sua religião era superficial. Parecia até que Jesus concordara com a sua resposta, pois Marcos registrou um detalhe importante: “E Jesus olhando para ele, o amou”, Marcos 10.21. Entretanto, prosseguiu: “Falta-te uma coisa”.

Jesus contemplou com terno amor o coração daquele jovem e não atentou primeiramente para a religiosidade ou riqueza que possuía, mas para o interior. Só aquele que sonda os corações poderia avaliar o motivo daquela entrevista. O Senhor não atenta para a aparência, como faz o homem, que só vê o que está diante de seus olhos (1Samuel 16.7).

Cristo olhou para o jovem não para apontar os seus defeitos, nem para acusar-lhe de algum pecado, nem para o desprezar, mas sim, para o amar. Antes de diagnosticar o problema, Jesus o amou.

“Falta-te uma coisa”, declarou o Senhor. Como um médico que coloca seu dedo no ponto central da enfermidade, Ele informou-lhe qual era o seu problema: Desprender-se das riquezas e submeter sua vida à vontade do Senhor. “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” – I Timóteo 6.10.

O moço possuía riquezas, prestígio, fama, força, mas lhe faltava Cristo. Aquele rapaz poderia ter saído ainda mais enriquecido, porém, ao rejeitar Jesus perdeu a salvação.

Qual é o problema que te impede de seguir a Jesus? Por que ainda não se decidiu? “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nEle, e Ele tudo fará.” Salmos 37.5

Que Deus lhe abençoe.

Pastor Fernando Alberto Araújo

Comunidade Batista Betel – Francisco Beltrão-PR.