GeralReligiões

Reflexão

“QUE SINAL HAVERÁ DA SUA VINDA E DO FIM DO MUNDO?”

“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus respondendo disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai e não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. (…) Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” – (Mateus 24.3-8,9-14).

Estas foram as últimas palavras proféticas do Senhor Jesus à sua Igreja. Durante todo seu ministério, Ele procurou orientar e preparar os seus discípulos para este grande evento: Sua segunda vinda. Jesus nos ensinou no evangelho de Mateus 24.4-14, de maneira clara, sobre os sinais que precederiam a Sua vinda. Ele também disse: “Como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. E não perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também, a vinda do Filho do homem” (Mateus 24,37-38). Em Gênesis 6.9-13, podemos descobrir o que caracterizou os dias de Noé: a corrupção e a violência. Podemos afirmar que breve o Senhor Jesus voltará porque os dias de hoje são bem semelhantes aos dias de Noé.

O Senhor Jesus também orientou o comportamento dos seus discípulos, no sentido de ficarem atentos antes de sua vinda. Deveriam ser cautelosos, evitar sobrecargas e ansiedades conforme registra o evangelho de Lucas 21.34-36, que diz: “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem”.

Deveriam vigiar e orar, andar cheios do Espirito Santo, como as virgens prudentes registrado no Evangelho de Mateus 25.1-13. Trabalhar com diligência, usando os bens e os dons em favor do Reino de Deus, por que quando Ele voltar, vai chamar-nos a uma prestação de contas de tudo o que Ele nos deu  (Mateus 25.14-30). O apóstolo Pedro nos exorta, dizendo: “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão, os céus passarão com grande estrondo e os elementos ardendo se desfarão e a terra e as obras que nela há serão descobertas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade’ (II Pedro 3.10-11).

Meditemos nesta promessa do Senhor Jesus: “Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para distribuir a cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 22.12).  Esses são os sinais dos tempos. Nós sempre devemos estar prontos para a volta do Senhor Jesus, mas ninguém sabe o dia nem a hora. Prepare-se para esse maravilhoso encontro com o Senhor Jesus, santificando sua vida. “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mateus 25.13). (Fonte: revista Raio de Luz)

Leia a Bíblia, enriqueça sua alma!