Reflexão
QUANDO COMEÇA O CASAMENTO?
“Assim, não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu nãos separe o homem” (Mateus 19.6)
Leia em sua Bíblia: (Mateus 19: 4-6)
Instituição tão importante para o ser humano e a sociedade, Deus projetou o casamento para ser indissolúvel. No texto Bíblico de Mateus 19.4-6, lemos que o casamento instituído por Deus, começa depois que três fazes foram cumpridas.
1ª Fase: O homem deixa seu pai e sua mãe. O primeiro passo para se assumir um casamento é cortar o cordão umbilical do pai e da mãe. Isso quer dizer: Conseguir tocar sua vida sozinho. (Materialmente e afetivamente). O “deixar pai e mãe” é o preço da felicidade. Deve haver uma separação completa e definitiva. Assim como um recém-nascido não pode crescer a menos que o cordão umbilical seja cortado, assim também o casamento não pode crescer e desenvolver-se enquanto nenhum abandono verdadeiro, nenhuma separação definitiva da família, ocorrer.
Se nenhum verdadeiro abandono ocorrer o casamento terá problemas. Se o jovem casal não tiver qualquer oportunidade de inaugurar um novo lar, completamente separado de suas famílias, o perigo é grande de que os sogros ou os pais interfiram constantemente.
2ª Fase: Se unir a sua mulher. Essa união é afetiva. Amar alguém a ponto de querer passar o resto da vida com ela.
O “deixar pai e mãe” e a união se complementam. Não se pode unir sem que se deixe. Não se pode verdadeiramente deixar a menos que se tenha decidido unir. Essa união entre marido e mulher é maior do que qualquer outra coisa terrena, ou é maior do que qualquer outra pessoa do mundo. A união entre marido e mulher é mais importante do que o trabalho e a profissão. É mais importante do que os amigos, é mais importante do que as visitas e hóspedes, e é até mesmo mais importante do que os filhos.
Uma das grandes dificuldades no casamento acontece com o nascimento do primeiro filho. O casal então passa a fazer da criança o centro de suas vidas, mais especificamente a mulher, e isso faz com que eles deixem de se relacionar. Unir-se significa, acima de tudo, amar. Não um amor qualquer, mas uma espécie particular de amor. O amor que une é um amor amadurecido, um amor que decidiu permanecer fiel – fiel a uma só pessoa – e compartilhar com essa única pessoa toda uma existência.
3ª Fase: Se tornar uma só carne. Tornar-se uma só carne significa muito mais do que a simples união física. Significa que duas pessoas compartilham de tudo que possuem, não apenas os corpos, não apenas os bens materiais, mas também o pensamento e o sentimento, alegria e tristeza, esperanças e temores, sucessos e fracassos. “Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois uma só carne” (Mateus 19.5)
Tornar-se uma só carne significa que duas pessoas se fundiram completamente numa só de corpo e alma, embora permaneçam sendo duas pessoas distintas. Portanto o casamento acontece quando há essas três partes: Deixar pai e mãe, unir-se e tornar-se uma só carne. Se falta uma delas, o casamento não está completo. Ao invés de procurarem razões para se separar, marido e esposa devem concentrar-se em procurar meios para continuarem juntos. Pensem nisso caros leitores, e que Deus os abençoe.
Ricardo Bruno Voss, Pastor da IELB
(46) 3523 2432 (46) 9917 5546 (Tim) (46) 9134 8483 (Vivo)
FRANCISCO BELTRÃO, PR
Na VIDA a partir da GRAÇA de DEUS
Salmo 118.17