REFLEXÃO
Nascer de novo para entrar no Céu
Para entrar no Reino de Deus é preciso nascer de novo: “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3.1-3).
Nicodemos não entendeu o significado daquelas palavras: “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (João 3.4). Nicodemos, príncipe dos judeus, mesmo sendo um mestre, não tinha discernimento sobre uma condição tão relevante para a salvação: “Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?” (João 3.10). “Erramos, por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22.29).
A Bíblia ensina que por mais que alguém seja religioso e membro de uma igreja, todo homem natural precisa nascer do Espirito Santo: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3.5-7).
Para compreender as coisas espirituais, precisa nascer do Espírito, pois enquanto natural, não discerne as coisas espirituais e estas lhe parecem loucura: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Coríntios 2.14).
Toda pessoa nasce da vontade humana. Naturalmente carnal descendente de Adão que foi formado da terra, recebeu o fôlego de vida e se tornou alma vivente (Gênesis 2.7). O homem natural, veio da terra e por ele entrou o pecado em toda a raça humana, por isso que todos nascem pecadores e destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23).
Jesus não veio da vontade humana, mas da vontade de Deus; foi concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre de uma virgem (Lucas 1.35). Jesus veio para vivificar o homem natural. Quem recebe a Cristo, se converte e torna-se filho de Deus (João 1.12,13). Por meio do seu Espírito, Jesus vivifica a todos que entregam sua vida a Ele (1Coríntios 15.45-50).
Depois do batismo com água, Jesus batiza com o Espírito Santo (Lucas 3.16) capacitando com poder o arrependido para se converter e fazer a vontade de Deus. E batiza com fogo no dia do Juízo os que não creram e não receberam a Cristo como Único e suficiente Salvador (Lucas 3.17). Fogo inextinguível, onde as chamas nunca se apagam e os vermes nunca morrem – “E se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga; onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9.43,44).
Então, não fique admirado com essa mensagem de alerta de que é preciso nascer de novo para ser salvo. Jesus está dizendo que para entrar no Reino de Deus a pessoa precisa se converter dos seus pecados: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”.
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” Atos 16.31.
Mensagem por: Eloir Vieira