Reflexão
Quando a Sabedoria entra no coração
“Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma” – Provérbios 2.10.
O texto começa dizendo que a Sabedoria entrará no coração. Segundo o que o Senhor Jesus nos ensina, todas as verdadeiras decisões da vida procedem do coração porque “do coração do homem procedem as saídas da vida”.
Ao confrontar os hipócritas Jesus dizia de maneira metafórica que eles eram como sepulcros caiados, impressionantemente limpos por fora, miseravelmente hospedeiros de podridão por dentro.
O coração, sede das decisões e dos sentimentos que nos levam às iniciativas e comportamentos, conhecido como enganoso e desesperadamente corrupto “quando sem Deus”, pode ser tangido pela invasão santa da Sabedoria do alto e então ser fator de transformação no homem todo, de dentro para fora. Mas, se isto é possível, como pode a sabedoria entrar no coração?
Em primeiro lugar é preciso entender a verdadeira sabedoria. Veja que belo contraste Tiago 3:13 -17: “Quem, dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria. No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade. Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca. Pois, onde existe inveja e rivalidade, aí há confusão e todo tipo de atitudes maléficas. Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia.”
Em segundo lugar é necessário que a desejemos:
Tiago 1.5 “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
Em terceiro lugar, permitir que a sabedoria promova em nossas vidas a sua ação transformadora. O texto de Provérbios 2.10 termina dizendo que “nossa alma amará o conhecimento”. Ou seja, não teremos iniciativas espirituais forçadas, obrigatórias, pesadas, mas serão pautadas em amor, desejo de conhecer e crescer em Deus.
Esta transformação de dentro para fora produzirá liberdade e vontade de servir em nossos corações. Orar, nesta perspectiva, jamais será um peso. Ler a Palavra de Deus, desta maneira será um prazer. Participar de um culto será uma alegria. A alma transformada amará o conhecimento.
Concluindo nossa reflexão:
A sabedoria entrará se for convidada, jamais o fará por invasão. A sabedoria se estabelece no princípio do temor, respeito ao Senhor, a Fonte de toda a sabedoria. A sabedoria pode ser desejada e por ela se pode orar e clamar. “Porque o Senhor dá a sabedoria, da Sua boca vem o conhecimento e o entendimento” (Provérbios 2.6). A sabedoria operará a transformação de dentro para fora, e sua instalação em nossa história se refletirá objetiva e primeiramente em nossos relacionamentos e comportamentos pessoais.
Mensagem por
Pastor Fernando Alberto Araújo -Comunidade Batista Betel – Pato Branco-Pr.