Reflexão
A vingança pertence a Deus
“Mas José respondeu: — Não tenham medo; eu não posso me colocar no lugar de Deus.” (Gênesis 50.19)
Leia em sua Bíblia Gênesis 50.15-21
Diz o ditado popular que a vingança é um prato que se come frio. Esse ditado significa que, para vingar-se, é preciso esperar, planejar, criar a situação apropriada para realizar a vingança e assim, “o prato esfria”.
Provavelmente ninguém gosta de comida fria. Portanto, a vingança não é boa e não faz bem, nem ao outro, nem a você. Antes de planejar uma vingança, lembre-se do ditado popular que diz que gentiliza gera gentileza. Isso sim traz alegria e satisfação.
Na sua Carta aos Romanos, capítulo 12, Paulo escreveu: “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”.
Isso explica como José pôde perdoar os seus irmãos, que o haviam tratado com desprezo e maldade. José preferiu pagar o mal com o bem. Ele mesmo disse: “Eu não posso me colocar no lugar de Deus” (Gênesis 50.19). O mal praticado pelos irmãos de José gerou neles medo e angústia. Por outro lado, o bem praticado por José gerou paz e bênçãos para todos.
Ao sofrermos injustiças, em vez de planejarmos uma vingança, perdoemos, amemos e façamos o bem, pois o amor e o perdão geram consciência tranquila e bem a todos.
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “CRISTO REI”
Rua Luiz A. Faedo, N.º 344 – Centro
Francisco Beltrão-Pr.
TELEFONE: (46) 3523 2432 – WhatsApp: (46) 99917 5546