Reflexão
Jesus nos chama ao arrependimento
“Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 4.17).
É tempo de arrependimento: O Reino dos Céus está perto porque chegou ao nosso coração. Jesus iniciou seu ministério com a mesma mensagem que o povo tinha ouvido João Batista pregar: “Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados. E toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados” (Marcos 1.4,5).
A mensagem hoje é a mesma. Independentemente de classe social ou cultural; raça e/ou credo religioso; cada pessoa precisa se arrepender dos pecados para receber o perdão e a salvação. “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3.5). Todas as pessoas nascem natural, carnal; para entrar no Reino de Deus, precisa nascer espiritualmente: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João. 3.6,7).
O cristão deve abandonar o egocentrismo e o desejo de controlar a própria vida; aceitar a mudança e passar a vivê-la de acordo com a direção e o controle de Cristo, nascendo de novo, transformando-se numa nova criatura. O Reino dos Céus foi inaugurado aqui na terra quando o próprio Deus mudou o rumo da História ao manifestar-se na forma de homem: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Atos 17.30).
Hoje, Jesus Cristo reina no coração dos cristãos em Cristo, mas o Reino celestial não estará completamente estabelecido até que todo o mal no mundo seja julgado e removido. Primeiro, Cristo veio à terra como Servo sofredor, mas retornará como Rei e Juiz, para governar vitoriosamente sobre tudo e todos: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2Pedro 3.9).
Os discípulos de Cristo deram continuidade à pregação do evangelho: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3.19). O arrependimento e o batismo são necessários para recebermos o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).
Hoje, Jesus está lhe chamando; abra o seu coração e convide-O a entrar! “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo” (Apocalipse 3.20).
Por Eloir Vieira