Reflexão
O Peso do trabalho sem descanso
“Porque todos os seus dias são trabalhosos, e a sua ocupação é desgosto; até de noite não descansa o seu coração. Também isto é vaidade. Não é, pois, bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isso também eu vi que vem da mão de Deus.” – Eclesiastes 2:23,24.
Salomão descreve a realidade do homem que se entrega ao trabalho incessante, onde os dias são repletos de cansaço e o coração nunca encontra descanso, nem mesmo à noite. O trabalho sem um propósito maior, sem a paz de Deus, se torna um fardo, e a inquietude toma conta da alma. Ele reconhece que, por mais que o homem se dedique, sem encontrar descanso em Deus, tudo isso acaba sendo fútil e frustrante.
Nosso trabalho, quando feito apenas pela pressão das circunstâncias ou pela busca incessante de resultados, pode nos levar a um ciclo de exaustão. A falta de descanso e paz é uma característica comum daqueles que buscam sucesso ou satisfação apenas no trabalho e aquisição de bens.
No entanto, Jesus nos convida a encontrar descanso NELE. Em Mateus 11:28-30, Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.”
Oração: Senhor, muitas vezes me encontro cansado e sobrecarregado. Ajuda-me a encontrar descanso em Ti. Ensina-me a viver de maneira equilibrada, confiando em Teu cuidado e deixando que a Tua paz reine em meu coração. Amém.
Que nessa sexta-feira vivamos a certeza de que somente em Cristo encontramos a verdadeira paz e descanso para nossas almas.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO