REFLEXÃO
Ouvir o Coração ou a Deus?
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).
Desde que entrou o pecado no mundo, o coração humano se tornou enganoso, perverso! O coração, nos leva a pecar contra Deus; contra os nossos semelhantes; e contra o nosso próprio corpo (1ª Coríntios 6.18). Compete a cada um dominar o pecado (Gênesis 4.7). Por não ter domínio, Caim matou a seu irmão Abel (Gênesis 4.8); Davi cometeu um adultério e um homicídio (2º Samuel 11); Judas traiu Jesus (Lucas 22.48); Pedro negou Jesus (Lucas 22.54-62).
Precisamos ouvir a Deus; obedecer a sua Palavra e fazer a vontade dEle para que tudo vá bem para nós:
“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás” (Josué 1.8).
Devemos controlar os desejos do nosso coração, pensamentos, e olhos para não cairmos em ciladas!
O nosso coração contaminado com o pecado, nos leva a se esconder de Deus! (Gênesis 3.9,10). Precisamos ler a Bíblia, ouvir a Deus e obedecer a Deus, não o nosso coração: “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1.9).
Deus sonda o coração e pensamentos:
“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” (1ºCrônicas 28.9).
De nada adianta correr, se esconder, mudar de endereço!
Onde estivermos, Deus também está! Ele sabe o que sentimos e imaginamos: “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá” (Salmo 139.7-10).
Deus repreendeu a Israel pela sua ingratidão e rebelião:
Israel foi entregue aos desejos do seu coração (Salmo 81.12). O homem mau, maquina coisas más; mas o homem bom segue a Deus: “Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos limpos são aprazíveis” (Provérbios 15.26). “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Provérbios 21.2).
Deus conhece as intenções do nosso coração
“Porventura, não conhecerá Deus isso? Pois Ele sabe os segredos do coração” (Salmo 44.21).“Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vosso coração?” (Mateus 9.4). É um erro viver segundo o coração; é acerto fazer a vontade de Deus: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22.29).
No fim, o que vai valer é como vivemos nesta vida:
“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17.10). Ouça a Deus e não o seu coração!
Por Eloir Vieira – Ponta Porã-MS
