REFLEXÃO
Não há mais Condenação
“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos 8.1).
Desde o primeiro filho de Adão e Eva, os humanos nascem condenados à morte eterna que é a separação eterna de Deus. Adão desobedeceu a Deus e pecou; o pecado entrou no mundo e com o pecado veio a morte, como Deus havia alertado a Adão (Gênesis 2 e 3).
Deus, perdoou os seres humanos, por amor:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
Deus prova o seu amor, nos concedendo o perdão:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).
Recebemos o perdão e a salvação gratuitamente, independente de instituição religiosa, templos, denominações e práticas religiosas; recebemos porque Deus decidiu nos salvar! Jesus pagou o preço: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8,9).
Enquanto a pessoa que não crê, permanece condenada:
“Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no Nome do unigênito Filho de Deus” (João 3.18). “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16). O batismo, não salva, mas, no batismo se confessa Jesus como único Salvador e Senhor; e isso é feito por quem crê, pela fé no Cristo Redentor!
O pecado perde seu poder sobre a pessoa que crê e confessa Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor:
“A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus O ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10.9,10).
Já se cumpriu a profecia de Isaías; a promessa de Deus é para todos que crerem:
“Inclinai os ouvidos e vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi” (Isaias 55.3).
Adão, escolheu desobedecer a Deus; por isso entrou o pecado e com o pecado a morte! Jesus Cristo nos manda crer e se arrepender, obedecendo ao seu evangelho:
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nEle se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Romanos 1.16,17).
A pessoa é salva pela graça salvadora de Cristo Jesus:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8,9). A escolha é nossa! Crer e se arrepender, ou continuar condenado por não crer no Filho de Deus, único e suficiente Salvador!
Por Eloir Vieira
