Secretaria da Saúde registra 1.709 novos casos de dengue em três semanas
Avanço da transmissão acende um alerta para o serviço de saúde de todo o país após um ano já marcado por recordes de diagnósticos, como foi 2024.
AEN
Após três semanas sem a publicação do boletim epidemiológico da dengue por conta do recesso de fim de ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (14) o novo informe da dengue. Foram registrados mais 1.709 casos da doença.
Os dados do atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, somam 56.699 notificações, 7.084 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue.
No total, 383 municípios já apresentaram notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e 286 possuem casos confirmados.
As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.487); 14ª RS de Paranavaí (1.035); 15ª RS de Maringá (568); 2ª RS Metropolitana (504) e 1ª RS Paranaguá (488).
Como funciona a vacina contra a dengue? Ela protege contra o DENV3?
A vacina contra a dengue Qdenga foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023.
✅ A vacina é eficaz contra o DENV3 e está disponível no SUS, de forma gratuita, mas somente para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Isso porque essa faixa etária, depois dos idosos, é a que mais registra hospitalizações por dengue. Vale lembrar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não liberou o imunizante para pessoas acima de 60 anos, e o Ministério da Saúde informou que NÃO há planos, por enquanto, para ampliar o público-alvo.
OUTRAS ARBOVIROSES – Este informe traz ainda informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Neste período foram confirmados 107 casos de Chikungunya, sendo registradas 543 notificações da doença no Estado. Quanto à Zika Vírus, até o momento ocorreram 27 notificações e nenhum caso confirmado.