BeltrãoPolítica

Senado aprova Piso da Enfermagem; Leandre vai lutar pela aprovação na Câmara

ASSESSORIA

Senadores aprovaram piso nacional de R$ 4.750 mensais para enfermeiros; projeto segue agora para a Câmara dos Deputados 

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei 2.564/2020, que institui o piso salarial da enfermagem, do técnico, do auxiliar de enfermagem, e também da parteira. Agora, a proposta segue para a Câmara dos Deputados, onde a deputada federal Leandre Dal Ponte se comprometeu em trabalhar para que o projeto seja, o mais rapidamente, pautado e aprovado.

“Foi um passo muito importante na luta pela enfermagem no Congresso Nacional. Agora, vamos trabalhar na Câmara para que o projeto seja pautado e aprovado. Principalmente, para conquistar o voto dos demais parlamentares para que a gente possa  dar a vocês um salário digno”,  reforçou a deputada paranaense. 

Leandre completou que os enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras são merecedores de um piso salarial. E que a categoria pode contar com seu voto e seu apoio na Câmara dos Deputados. A deputada já havia realizado um pronunciamento em defesa do piso salarial, em setembro deste ano.

“Nós sabemos que os profissionais já contam com o reconhecimento da população brasileira frente ao glorioso trabalho que fazem, na missão de salvar vidas. Todo trabalho merece ser valorizado. E o trabalho dos enfermeiros merece, sim, um piso salarial. Contem comigo.”, reforçou. 

Conheça o Projeto

De acordo com a Agência Senado, o projeto inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.