Sexta chega com sol, mas tempo muda e ‘inverno retorna’ ao Paraná já neste sábado
O avanço de uma frente fria muda significativamente o tempo, com a volta da chuva ao Estado. Foto: Araucárias no por do sol — Crédito: Arquivo TG
Por Bem Paraná
A sexta-feira, 5 de julho, chega com sol a Curitiba, mas tempo muda e ‘inverno retorna’ ao Paraná. Com o avanço de um sistema frontal, o dia já começa a sofrer mudanças nas regiões mais a oeste e perto da divisa catarinense. Em Curitiba, o sábado já amanhece com cara de inverno. A mínima prevista é de 10ºC e a máxima não deve passar dos 14ºC.
“Já teremos uma pequena mudança, especialmente na região oeste, sudoeste e sul e região próxima à Santa Catarina, onde principalmente a partir da tarde não se descarta a ocorrência de chuvas localizadas”, afirma o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Samuel Braun.
Também podem ocorrer chuvas na região leste. “Em Curitiba e litoral, nós teremos um sábado de céu encoberto e com pouca variação da temperatura e no norte e no noroeste o tempo vai se manter estável”, afirma o meteorologista do Simepar.
No noroeste, norte, região dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e também no litoral, não há previsão de mudanças para esta tarde de sexta. O dia poderá registrar a presença de muitas nuvens.
De modo geral, Braun afirma que o dia segue um pouco mais variável em alguns momentos dessa sexta-feira. “Continua muito quente, principalmente região noroeste e norte, com valores novamente que devem superar a casa dos 30 graus”, diz.
Mudança do tempo traz chuva e frio ao Paraná
A frente fria chega no final de semana. Há o indicativo de maiores mudanças a partir de domingo, 7 de julho. “Entre domingo e segunda-feira, quando a frente fria deve avançar de forma lenta aqui pelo estado do Paraná, traz a chuva, inclusive para os setores mais ao norte, perto do estado de São Paulo”, diz.
A segunda-feira, 8 de julho, será marcada por chuva e frio. “Então a partir de segunda-feira o inverno retorna ao estado do Paraná”, prevê.