TAÇA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL
Azuriz e Nacional empatam e resultado dá a vaga à equipe de Pato Branco.
Com 3×2 no placar agregado, a Gralha disputará as semifinais da Taça FPF. A nova competição foi criada pela FPF para possibilitar ao futebol paranaense mais uma vaga na Copa do Brasil de 2026.

FOTO: Maurício Moreira / Azuriz
Azuriz e Nacional se enfrentaram domingo (26/10/25), no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, para decidir uma das vagas nas semifinais da Taça FPF 2025. E quem levou a melhor foi o time da casa. O jogo terminou empatado em 1×1, com gols de Dioran (para a Gralha) e Mateuzinho (para o NAC), somando 3×2 no placar agregado, depois do 2×1 na primeira partida das quartas de final.
CORITIBA VENCE O ATHLETICO NA VILA CAPANEMA E VAI ÀS SEMIFINAIS DA TAÇA FPF CONTRA O AZURIZ PATO

Foto: Raphael Brauhardt / FPF
Gol de pênalti garantiu a classificação do Coxa, que enfrentará o Azuriz na próxima fase.
Coxa segue na disputa pelo título da competição. O Coritiba levou a melhor no duelo com o Athletico e está nas semifinais da Taça FPF 2025. O
O jogo foi na 4ª feira (29), na Vila Capanema, o Coxa venceu o clássico por 1×0, com um gol de pênalti de Jean Gabriel. O primeiro jogo do confronto terminou empatado em 0x0.
Agora, o time alviverde enfrentará o Azuriz, na luta por um lugar na decisão. O primeiro jogo será em Curitiba e a volta, no Estádio Os Pioneirtos, em Pato Branco. A outra semifinal terá a disputa entre Rio Branco e Cianorte.
O Azuriz Pato está com a chance de mais uma vez disputar a Taça Brasil (2026), mas terá que passar pelo Coritiba e pelo vencedor da outra semifinal entre Rio Branco de Paranaguá e Cianorte.
A TACA FPF é uma nova competição como incentivo às equipes que têm pouco calendário nesta temporada, cujo campeão terá uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
SUPERCOPA BASE SICOOB

REPRODUÇÃO (JdB)
A Supercopa Base Sicoob já tem uma longa história, com 17 anos. “Somando todas as edições, as equipes já percorreram mais de 18 mil quilômetros em todas as partidas já realizadas nos anos anteriores. Isso demonstra a magnitude e a abrangência da competição, além do esforço envolvido tanto por jogadores quanto por suas famílias e comunidades. Também é muito interessante ver que as escolinhas de futebol cobram o acompanhamento escolar dos alunos, o que coloca a educação como prioridade, algo fundamental para o futuro desses jovens”, afirma o professor Fio.
Outro ponto interessante é o nível técnico da competição. A presença de atletas que, hoje, são destaque em grandes clubes do Brasil, como Christian “Zinho” Cardoso, que agora joga no Cruzeiro, Gabriel Paes dos Santos, revelação do Santos, Alberto Andrade, destaque da base da Chapecoense, Bruno, Wellington, entre outros, mostra o potencial da Supercopa como uma plataforma importante para o desenvolvimento de talentos no futebol brasileiro. E o fato de ser realizada em Francisco Beltrão, com o apoio do município e com jogos no Estádio Anilado, é uma grande vantagem para a cidade e para a competição.
A transmissão da fase final dos jogos pela internet é também um grande diferencial da Supercopa Base Sicoob, que aumenta ainda mais a divulgação dos atletas e das escolas de futebol. Além do Sicoob Vale Sul, a competição conta com o apoio da Umbro, como marca esportiva, e da Unimed, como plano de saúde.
MARRECO E PATO NAS SEMIFINAIS DA SÉRIE OURO
O Marreco está em compasso de espera, aguardando as datas de mais dois clássicos das penas. O primeiro será no Ginásio Arrudão, e o segundo na Arena Multiuso Cláudio Petrycoski, em Pato Branco.
Ambos os times do Sudoeste chegam em boas condições após disputas acirradas; o Pato Futsal eliminou o Chopinzinho com duas vitórias – 3 x 1 e 2 x 1.
O Marreco, após sofrer goleada em Cascavel, por 6 x 1, conseguiu reverter a situação no jogo da volta, no Arrudão, por 3 x 1 nos 40 minutos e repetiu o placar na prorrogação.
COORDENADOR DE ARBITRAGEM DA CBF VAI À INGLATERRA
Samir Xuad, presidente da CBF, envia coordenador de arbitragem da CBF à Inglaterra para estudar profissionalização dos árbitros.
Jornalista PVC revelou movimentação do coordenador Rodrigo Cintra junto ao PGMO (Professional Game Match Officials)
Erros de arbitragem viram rotina e CBF se mexe por mudança.
O futebol brasileiro passa por uma explícita crise de arbitragem. A cada rodada do Brasileirão Betano, uma nova polêmica estoura, com um mar de reclamações, não raro, erros nas decisões dos responsáveis do apito acabam sendo determinantes em mais de uma partida em uma única etapa.
Samir Xuad, presidente da CBF, encampa estudo pela profissionalização da arbitragem.
Guilherme Arana marca para o Atlético-MG, contra Independiente del Valle, e momento do gol chama atenção.
Jorginho chama a responsabilidade no vestiário do Flamengo e usa a liderança que tem para foco na semifinal.
Foi assim na partida entre Palmeiras x Cruzeiro, com a reclamação da não expulsão de Gustavo Gómez, no duelo essencial para o topo da tabela, realizado o último final de semana, pela 30ª rodada.
Na partida entre Grêmio e Juventude também teve polêmica, com a reclamação de Gilberto, atacante do time de Caxias do Sul. A sequência de problemas levanta questionamentos e cobranças por atitude da CBF.

