Temporal e granizo causa destelhamentos em Marmeleiro
Ventos de 60 km e chuva de 30 ml causaram prejuízos. Foto: Assessoria.
Um temporal com vento forte e granizo atingiu Marmeleiro no final da tarde de sábado, 22 de novembro, e deixou estragos em diferentes pontos da cidade. O fenômeno foi provocado pelo avanço de dois sistemas de pressão que aumentaram as instabilidades à medida que se deslocaram pelo Sudoeste, na divisa com Santa Catarina, segundo o Simepar.

Os ventos ultrapassaram 60 km/h e o volume de chuva passou de 30 milímetros. Em uma cerealista, a força do vento provocou destelhamento. Na PR-280, uma árvore caiu e interrompeu parcialmente o trânsito até a remoção. Em alguns bairros, moradores registraram grande acúmulo de granizo.
O prefeito Jander Loss (PL) explicou que os danos se concentraram na área urbana. “Pegou mais a parte da cidade. Alguns bairros foram mais atingidos com destelhamento de casas. Algumas residências que a água acabou atingindo, mas graças a Deus só danos materiais”. Ele afirmou que a Prefeitura distribuiu lonas para as famílias afetadas e que muitas residências já estão sendo recuperadas. “Mas faz parte, faz parte da natureza, acho que temos que erguer as mãos para os céus. Estamos vendo que certos municípios foram atingidos com uma violência muito maior, então para nós aqui foi leve ainda essa situação”.
Defesa Civil ainda não foi notificada
Apesar dos estragos, o município ainda não havia registrado ocorrências oficiais até a tarde de ontem, 24, de acordo com o cabo Fernando Savian, do 8° Núcleo de Atuação Regional da Defesa Civil Estadual. Ele explicou que a formalização depende da dimensão dos danos.
“Dependendo da magnitude a ocorrência fica para registro, quando está dentro da capacidade de resposta do município. Nesse caso se alguém precisar acionar seguro, por exemplo, a prefeitura fornece o FIDE, que é um documento oficial aceito pelas seguradoras.”
Segundo Savian, apenas quando o impacto supera a capacidade de resposta municipal, exigindo apoio estadual ou federal e medidas extraordinárias, é decretada Situação de Emergência.
Fonte: JdeB

