Trator fabricado na Inglaterra e movido a biometano está na Expobel 2024
O trator é silencioso, tecnológico e só se move com gás biometano, explica Tiago Bortolini, gerente comercial da concessionária Kesoja New Holland.
Darce Almeida/Acefb – O primeiro trator movido a gás biometano no Brasil, fabricado em Basildon, Inglaterra, pela multinacional New Holland Agriculture, foi trazido para a Expobel 2024 pela concessionária Kesoja. O modelo T6.180 Methane Power custa em torno de R$ 1 milhão e já está a venda no mercado agrícola.
Tiago Bortolini, gerente comercial da concessionária Kesoja New Holland no Sudoeste do Paraná, presente nos municípios de Pato Branco, Dois Vizinhos, Realeza, Mangueirinha e Palmas, explica que “trazer o T6 para a Expobel vai ao encontro do movimento carbono neutro que acontece na feira”. “A gente não pode ficar de fora. Isso mostra que as multinacionais também estão preocupadas com o meio ambiente, pensando na sustentabilidade do planeta”.
Biometano é o nome dado a um combustível renovável derivado do biogás. Ele é produzido a partir da purificação do biogás, um processo que elimina o alto teor de carbono e origina um combustível semelhante ao gás natural. Sendo assim, em comparação ao gás natural, o biometano diminui as emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera e se apresenta como uma solução inteligente para a gestão de resíduos orgânicos.
“Aqui na região Sudoeste, o biometano é produzido principalmente a partir de dejetos de animais daqueles criadores de gado, porco e frango que já tem na sua propriedade um biodigestor. Mas claro, tudo isso após a purificação do gás produzido por esse biodigestor”, explica Tiago.
O Sudoeste é reconhecido em todo o estado pela produção representativa na pecuária, avicultura e suinocultura. “E essa novidade vem justamente para que as pessoas entendam que existem soluções para tornar as propriedades cada vez mais sustentáveis”, conclui Tiago.
O patrocínio máster da Expobel 2024 é da Cresol; apoio institucional da Prefeitura; patrocínio oficial Ampernet, Itaipu, Fomento Paraná, Sanepar e Copel; apoio Seab/Governo do Paraná, BRDE, Le Vida e BRF; realização Acefb e Sociedade Rural.
Crédito: Darce Almeida/Acefb.