Trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais será reinaugurado este ano
A recuperação dos trilhos teve início em agosto de 2019.
O ‘Trem Turístico da Revolução de 1932’, que liga Cruzeiro, no interior de São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais, será inaugurado ainda este ano. As obras de reestruturação já estão no final e a entrega será em dezembro, para a família toda fazer um passeio incrível.
A recuperação dos trilhos teve início em agosto de 2019 e a entrega do projeto concluído era prevista para o ano de 2020, mas a pandemia atrasou os planos.
Até o momento, 4,5 de 32 quilômetros já foram restaurados. Também estão sendo restauradas a locomotiva Maria Fumaça nº 522, que vai puxar vagões com turistas, e uma outra locomotiva a diesel, como alternativa à movida a vapor.
Ferrovia abandonada
A estrada de ferro ficou abandonada durante três décadas e os dormentes de madeira apodreceram.
Até agora, foram instalados cerca de 8 mil dormentes, todos de maneira manual, dos quais 3 mil foram doados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A recuperação da ferrovia que passa pelo Túnel da Mantiqueira, importante marco da guerra paulista, está sendo feita pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), quase toda com recursos próprios e apoio da prefeitura.
Trem histórico
A ferrovia do Cruzeiro foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884 e foi palco de importantes episódios da Revolução de 1932.
Para a reinauguração, foi preciso desenterrar cerca de 300 metros de trilho, um trabalho completamente manual, para evitar mais danos à linha.
O trajeto também passará pelo Túnel da Mantiqueira, onde aconteceram lutas entre o estado de São Paulo e o governo do então presidente Getúlio Vargas.
O objetivo dos rebeldes paulistas era pegar os trens que levavam até a cidade de Três Corações, em Minas Gerais, onde ficava um importante quartel-general.
Cerca de cem soldados morreram nesse embate e o Túnel da Mantiqueira ainda guarda marcas de tiros da batalha. Uma história que completou 90 anos no dia 9 de julho de 2022.
Mas o que o turista vai ver agora são as belezas dos lugares por onde os trens vão passar!
Com informações de Viagem e Turismo