Três experiências imperdíveis na Patagônia
Ocupando partes da Argentina e do Chile, a Patagônia oferece mais do que qualquer pessoa pode explorar em uma vida.
Esta vasta, escassamente povoada e simplesmente surpreendente região abrange florestas virgens, penhascos andinos cobertos de neve que servem como uma linha divisória entre os dois países e inúmeros lagos glaciais. A maioria das atrações da Patagônia são ao ar livre – de viagens épicas e caminhadas de vários dias, geleiras, arte pré-histórica e colônias de pinguins – e, portanto, dependem do clima e da estação, então você deve escolher a melhor época para ir dependendo de seus interesses.
Aqui estão algumas das experiências imperdíveis da Patagônia.
Glaciar Perito Moreno, Argentina

A estrela da metade sul do Parque Nacional Los Glaciares, este monólito azul-branco é uma das poucas geleiras que avançam no mundo (cerca de dois metros por dia). A cada poucos anos, o avanço das barragens de gelo parte do Lago Argentino; se você tiver muita sorte, estará lá para testemunhar o espetáculo quando a água finalmente romper a represa gelada. O viajante percorre uma série de passarelas de aço até pontos de vista panorâmicos que permitem contemplar essa imensa parede de gelo, com estrondos maçantes alertando-o para o desprendimento de icebergs do tamanho de uma casa à medida que desmoronam no canal.
Se você quiser se aproximar ainda mais da geleira, faça um passeio de barco ou participe de trekking no gelo, organizado com empresas de turismo em El Calafate.
Pinguins em Punta Tombo, Argentina

A cerca de 110 km ao sul de Trelew, no cascalho RP 1, Punta Tombo é a maior colônia de pinguins da América do Sul continental. Cerca de meio milhão de Pinguins-de-Magalhães vêm aqui para nidificar entre novembro e março, e os observadores de pássaros também podem avistar outras formas de vida emplumadas na forma de ostraceiros pretos, petréis gigantes, gaivotas e patos que não voam. Depois de obter uma excelente introdução à fauna local no centro interpretativo de visitantes, siga as trilhas e calçadões bem sinalizados ao redor da reserva.
Termas del Ventisquero, Chile

Se você estiver dirigindo ou andando de bicicleta na Carretera Austral do Chile, a cidade histórica de Puyuhuapi, fundada na década de 1930 por colonos alemães empreendedores, é uma excelente parada – mesmo que apenas para molhar seus músculos doloridos. As rústicas Termas del Ventisquero ficam a 6 km ao sul da cidade, com uma grande piscina e três menores com vista para um fiorde envolto em névoa.
Alternativamente, reserve uma estadia no luxuoso Termas de Puyuhuapi Hotel & Spa, acessado em uma lancha através do fiorde, para mergulhar em uma lagoa termal sombreada de samambaias ao ar livre e spa interno com piscinas de hidromassagem e cachoeira.