Turismo: 10 coisas que você precisa saber antes de visitar a Transilvânia, Romênia
Muito conhecida pelo folclore vampiro e apelo misterioso, a Transilvânia tornou-se a região mais popular da Romênia para os viajantes.

Mas lendas à parte, esta terra é um paraíso para a natureza e aventureiros, o vasto deserto das montanhas dos Cárpatos preserva algumas das últimas florestas virgens da Europa e um modo de vida mais simples.
- RESERVE UM TEMPO PARA VISITAR MAIS DE UM CASTELO

A Transilvânia é famosa por suas lendas de vampiros e pelo sanguinário Conde Drácula. Por isso o castelo ainda é uma visita obrigatória em qualquer viagem à Transilvânia.
Se você acha o Castelo de Bran muito lotado, há muitos mais castelos para mantê-lo ocupado na Transilvânia.

O resort de montanha de Sinaia tem o castelo mais resplandecente do país – o Castelo de Pele – escolhido pelo rei Carol I da Romênia como residência de verão em 1875.
Um passeio de trem de 20 minutos de Sinaia para Busteni irá levá-lo ao Castelo de Cantacuzino, um castelo neo-romeno construído sob as ordens do príncipe Gheorghe Grigore Cantacuzino. Situado no local de um antigo pavilhão de caça, este foi o local de filmagem da Academia Nevermore no ultra-popular spin-off da Família Addams de Tim Burton.
- HÁ MUITAS CIDADES MEDIEVAIS MARAVILHOSAS PARA EXPLORAR
Comece explorando o Siebenboergen, as “sete cidadelas” construídas por comerciantes saxões trazidos para proteger a região de invasores turcos e tártaros nos séculos XII e XIII.
Uma das cidades-fortaleza mais bem preservadas, Brasov é perfeita com suas altas torres góticas e telhados de tons de laranja. Convenientemente perto da estação de esqui Poiana Brasov, é o destino mais visitado na Romênia. Do lado de fora de Brasov, no sopé do Monte Tâmpa – acessível a pé ou por teleférico – um sinal de letras brancas semelhante a Hollywood brilha no horizonte.
- A TRANSILVÂNIA É UMA REGIÃO MULTIÉTNICA E MULTI-RELIGIOSA.
Pequenas cidades e aldeias assentadas há centenas de anos preservam uma forma de multiculturalismo específico para a Transilvânia. Juntamente com os colonos saxões com suas influências germânicas, a Transilvânia tem uma grande comunidade húngara que remonta à época do Reino da Hungria e do Império Austro-Húngaro.
Grandes cidades como Cluj-Napoca e Târgu Mureé são testemunho de uma convergência duradoura de culturas. Da mesma forma, enquanto a maior parte da Romênia é cristã-ortodoxa, igrejas de outras denominações são abundantes, hospedando congregações falando vários idiomas.
- TRANSILVÂNIA AUTÊNTICA É MELHOR EXPERIMENTADA NAS ALDEIAS DA REGIÃO
Para ter uma verdadeira sensação para o idílio da Transilvânia, dirija-se às aldeias e desfrute de uma viagem lenta. Sete aldeias da Transilvânia estão inscritas na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por causa de suas igrejas fortificadas – seis delas saxãs e uma Székely – e os ofícios tradicionais ainda são praticados, com casas saxônicas autênticas maravilhosamente restauradas em cores brilhantes.
- VÁ NO VERÃO PARA DIRIGIR AO LONGO DE UMA DAS MELHORES ESTRADAS DO MUNDO

Apelidada de melhor movimentação do mundo pelo Salão do Automóvel Top Gear, a estrada Transfăgărășan é uma emocionante experiência de lista de desejos. Conectando a Transilvânia com a histórica Wallachia, e terminando e sobre os picos mais altos das Montanhas Făgăraş, a viagem atinge o pico a 2034m perto do lago glaciar de Bâlea com sua cascata. No caminho, você pode avistar as ruínas acidentadas da Cidadela Poienari, a residência real de Vlad, o Empalador.
A estrada só é utilizável pelo trânsito no verão. Venha de meados de junho até o final de outubro, e verifique se a estrada está aberta antes de ir para as montanhas, pois eventos esportivos e mau tempo podem fechar a rota temporariamente.
- HOSPITALIDADE DA TRANSILVÂNIA SIGNIFICA QUE VOCÊ SERÁ BEM ALIMENTADO
A hospitalidade rural geralmente trabalha com a premissa de que “mais é mais”, e na Transilvânia, os alimentos e bebidas são particularmente atraentes.
As especialidades locais incluem geleia de rosa mosqueta e sopas ricas de estragão, normalmente servidos com uma dose de pungente. Para experimentar a hospitalidade da Transilvânia no seu melhor, reserve alguns dias para ficar em uma casa de hóspedes da família que cultiva sua própria comida, onde você pode desfrutar de comida saudável em abundância.
- TRANSILVÂNIA É UM ÓTIMO LUGAR PARA CAMINHAR
Para uma imersão ativa na vida bucólica da aldeia, tente caminhar pela nova trilha de longa distância Via Transilvanica, cruzando sete das regiões históricas da Romênia. A rota já é vencedora do prêmio Europa Nostra por seu papel pioneiro na promoção do desenvolvimento sustentável local e da proteção do patrimônio.
Ao longo do caminho, você se encontrará e se hospedará com os aldeões que cultivam sua própria comida, viajam em carrinhos puxados por cavalos e colhem feno para secar ao sol, como fizeram por séculos.
- VOCÊ PODE FICAR EM UM RETIRO DE REI
Inesperadamente, Transilvânia é um dos destinos preferidos do Rei Carlos III. O monarca inglês faz visitas regulares à Transilvânia desde 1998. Como a maioria das famílias reais europeias são parentes distantes, Vlad, o Empalador, também é seu antepassado!
O rei Carlos está fortemente envolvido na conservação da herança rural da Transilvânia, restaurando uma série de fazendas saxônicas que os visitantes podem reservar para pernoites, incluindo um retiro natural privado no Vale de Zalán, ao norte de Brasov, construído no século XVII e restaurado em estilo autêntico Transilvânia.

