Turismo: De carro pela França
Por Sarah Bevilaqua
As sinuosas vielas de paralelepípedos e estradas rurais arborizadas da França oferecem um caminho direto para o coração do país. Vistas incríveis da paisagem rural se fundem a aldeias únicas e altamente exploráveis, castelos e litorais que gravarão sua jornada em suas memórias.
Pegue um carro e caia na estrada para abraçar o melhor deste magnífico país. Aqui estão três sugestões de viagens de carro pela França – dirija pela direita e embarque em sua própria aventura francesa perfeita.
- Vilarejos de Vinho na Borgonha
Comece esta jornada vinícola em Chablis, reservando tempo suficiente para provar os sete grands crus (vinhedos premium) desta região vinícola conhecida. Em seguida, conecte-se à requintada Route des Grands Crus, que liga muitos dos vinhedos mais aclamados do centro da Borgonha.
Você percorrerá o campo coberto de vinhas de Gevrey-Chambertin a Puligny-Montrachet, explorando alguns dos vinhedos mais famosos do mundo. Desfrute de desvios em vilarejos veneráveis de cultivo de vinho, cujos nomes melodiosos – gravados em rótulos ou sussurrados durante um jantar romântico – fazem os enófilos suspirarem.
Combine sua degustação de vinho com algumas das arquiteturas românicas mais memoráveis do país – por exemplo, a grandiosa Cathédrale Saint-Lazare d’Autun – e você elevará tanto o corpo quanto a alma.
Dica de planejamento: Quando estiver em Beaune, a cidade ao redor da qual os vinhedos circulam, não deixe de visitar o magnífico Hôtel-Dieu des Hospices de Beaune na cidade antiga, com sua exquisita pintura de altar do século XV de Rogier van der Weyden.
- Castelos do Vale do Loire
Os castelos extravagantes ao longo do maior rio da França têm sido o pano de fundo para intrigas reais por séculos. De potentados medievais em guerra aos reis e rainhas da França renascentista, uma parada de homens e mulheres poderosos deixou sua marca no exuberante Vale do Loire.
Este percurso conecta a mais magnífica coleção de castelos da França, desde fortalezas medievais austeras como o Château de Langeais até palácios reais ostentosos como Chambord.
Desvio: Você pode parar ao longo do caminho e alugar uma bicicleta para pedalar quando o tempo estiver bom – não perca os arcos graciosos do Château de Chenonceau refletidos no Rio Cher, perto de Tours.
- Pelos Alpes Franceses
A seção francesa dos Alpes proporciona um cenário incomparável para uma viagem de carro no verão (de meados de junho a meados de setembro, quando os passes de montanha estão livres de neve). Esta viagem pelos Alpes combina esplendor impressionante com os encantos da cultura montanhosa desgastada pelo tempo.
Curva-se pelo coração dos Alpes Franceses, de Annecy, talvez a cidade à beira do lago mais bonita da França, às encostas do Mont Blanc, pico mais alto da Europa Ocidental com 4808m. Em seguida, siga sobre o alto passe de montanha do Col de l’Iseran para chegar a Bonneval-sur-Arc, uma encantadora vila alpina, e St Véran – a vila mais alta da França.
Dica de planejamento: Entre todos esses pontos altos, faça pausas regulares para fazer caminhadas, andar de mountain bike, fazer rafting em águas bravas e andar em teleféricos vertiginosos.
As rodovias com pedágio da França são atalhos sedutores, mas esteja ciente de que as paisagens são muito mais magníficas nas estradas menores, e as autoestradas estão repletas de caminhões grandes e câmeras de radar praticamente invisíveis. Você terá uma viagem mais suave e recompensadora fora das rotas com pedágio. Aproveite cada curva e descubra os encantos escondidos das estradas menos percorridas, onde a verdadeira beleza da França se revela a cada quilômetro. Bonne route! (Bom caminho!)