Beltrão

Uniformes e instrumentos da banda municipal estão expostos no Espaço da Arte

Assessoria

Foi aberta quarta-feira, 25, a exposição da banda municipal no hall de entrada Espaço da Arte. A exposição é uma realização do Departamento Municipal de Cultura, Prefeitura de Francisco Beltrão e do Memorial de Francisco Beltrão. Entre as peças em exposição, há uniformes, instrumentos e documentos sobre a banda municipal que tem mais de 50 anos de história.

O diretor do Departamento de Cultura, Vilmar Mazzetto, ressalta a importância desta mostra. “Esta exposição conta a história da banda municipal e está acontecendo em alusão aos dias comemorativos da Semana da Pátria que será em setembro.”

Em 1961, o Ginásio La Salle instalou-se em Francisco Beltrão iniciando o estudo ginasial exclusivo para meninos. Em 1964, o professor Espedito José de Souza (em memoria) iniciou a banda musical do Ginásio La Salle. A banda esteve presente em diversas comemorações entre elas a abertura da 1° Festa Nacional do Feijão (Fenafe) em Francisco Beltrão, realizada em dezembro de 1967. 

Em 1969, com o encerramento das atividades do Ginásio La Salle, a banda marcial passou aos cuidados da administração municipal e do Ginásio Estadual de Francisco Beltrão, atual Colégio Estadual Mário de Andrade. O regente continuou sendo o professor Espedito José de Souza e a banda era formada por alunos do Colégio Estadual Mário de Andrade e de outras escolas da cidade.

Mudança em 1983
Em 1983, a Divisão de Cultura da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão passou a coordenar as atividades da banda municipal. No ano de 1994, o Departamento Municipal de Cultura, em parceira com a Escola Oficina Adelíria Meurer, passou a oferecer oficinas de música para crianças e adolescentes que se tornaram integrantes da banda municipal.

Atualmente, a banda é regida pelo maestro Nell Motta e conta com o apoio do professor Francisco Holanda. Participam crianças e jovens que aprendem a tocar e se apresentam em diversas solenidades, eventos e desfiles cívicos. A mostra ficará disponível para visitação do público até o fim de setembro, em horário comercial.

Legenda – Maestro Nell Motta, regente da banda, conta com apoio do professor Francisco Holanda.