CulturaGeralRegional

Unioeste mantém projeto “Nós Propomos!” em Itapejara d’Oeste

Este trabalho é uma parceria com a Universidade de Lisboa.

Por Leandra Francischett

Os estudantes são os sujeitos principais na busca pela formação cidadã. Desde 2017, Itapejara d’Oeste é contemplada com o projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, na Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont. O projeto é desenvolvido pela Unioeste, campus de Beltrão, em parceria com a Universidade de Lisboa.

Neste ano, a Unioeste também firmou acordo de cooperação com o Colégio Estadual Castelo Branco e Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, contando com apoio do Rotary Club de Itapejara d’Oeste. A assinatura aconteceu dia 24 de março e estiveram presentes a professora Mafalda Nesi Francischett, coordenadora do projeto “Nós Propomos!” na Unioeste; Gracieli Daiane Gnoatto Hrchorovitch, diretora do Colégio Estadual Castelo Branco; Marlete Túrmina Outeiro e Sônia Holub, do NRE de Pato Branco; e Volmir Lodi, do Rotary Club.

A Unioeste, campus de Francisco Beltrão, organiza e apoia as atividades do projeto, no âmbito do mestrado e doutorado em Geografia e Educação, tanto do ponto de vista científico quanto pedagógico. A Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont e o Colégio Estadual Castelo Branco têm o apoio do Rotary Club nas ações do projeto. Todas as entidades se comprometem a divulgar as propostas dos estudantes e os resultados das pesquisas.

Professora Mafalda explica que o Nós Propomos! visa a formação para a cidadania. “Os estudantes pesquisam, apresentam os problemas e as críticas. Isto permite que eles ampliem a visão de mundo. Interessante, porque os pais participam naturalmente e não por imposição.”

A idealização é do professor português Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL); na região Sudoeste, a coordenação é da professora Mafalda. A Unioeste campus de Beltrão é pioneira neste projeto no Paraná. “Assim iniciamos a internacionalização da Unioeste, em 2015, com a vinda do professor Sérgio Claudino”, informa professora Mafalda.

Premiação nacional

Professora Gracieli, diretora do Colégio Estadual Castelo Branco, já desenvolve o “Nós Propomos!” na Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont. A estudante Eloise Tomkiel Machado, que estava no 8º ano quando participou do projeto, definiu como “experiência maravilhosa. Acho super interessante, legal, estudar e desenvolver as ações do projeto, pois é um jeito de aprendermos e desenvolvermos nosso conhecimento aliado à prática”.

Eloise teve seu trabalho premiado no 2º Congresso Iberamericano Nós Propomos!, que aconteceu ano passado, no Rio de Janeiro. “A disciplina de Geografia faz pensarmos e estudarmos coisas interessantes, do nosso cotidiano, assim faço questão de aprender e adquirir conhecimentos vinculados à prática. Esse projeto está permitindo a nós, alunos, desenvolvermos conhecimentos sobre cidadania, de cultura de pessoas diferentes, das vivências, conhecer o lugar onde vivemos. Além de ser muito divertido, aprendemos a nos socializar com os colegas”, diz Eloise.

Envolvimento da comunidade

Os trabalhos realizados de 2017 a 2021 estão registrados no livro “Nós Propomos! Ressignificar o ensino na educação básica”. Gracieli comenta: “Cada aluno levanta os problemas e as possíveis soluções. Eles sugeriram para os vereadores, que levaram em conta como proposta. Tem que partir também do poder público, para que haja continuidade no trabalho”.

Volmir destaca a importância de envolver a comunidade para dar resultado às ações e sugere que seja feita uma lei para manter o projeto em atividade, independentemente da gestão em vigor.

“É um aprendizado que fica pra vida deles. Enquanto NRE, é um orgulho. Um trabalho deste é uma grandiosidade”, ressalta Marlete. “Os alunos acabam tendo conhecimentos diretamente relacionados à sua própria realidade”, acrescenta Sônia. “Interessante descobrir os talentos que a escola tem”, diz a professora Mafalda.

Este projeto também está em execução em Verê, com a professora Ana Caroline Tazinasso, e está prevista a expansão para outros municípios do Sudoeste. 

Legenda: Projeto “Nós Propomos”, parceria da Unioeste campus de Beltrão com a Universidade de Lisboa, firma acordo de cooperação com colégio de Itapejara d’Oeste. Na foto, Sônia Holub, do NRE de Pato Branco; Gracieli Daiane Gnoatto Hrchorovitch, diretora do Colégio Estadual Castelo Branco; professora Mafalda Nesi Francischett, coordenadora do projeto na Unioeste; Volmir Lodi, do Rotary Club; e Marlete Túrmina Outeiro, do NRE de Pato Branco. Crédito: Leandra Francischett.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *