Vereadoras de Francisco Beltrão, Aline e Mara visitam ministérios em Brasília
Assessoria
As vereadoras Aline Biezus, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, e Mara Fornazari Urbano, Procuradora das Mulheres, estiveram em Brasília na semana passada e participaram de reuniões em vários ministérios. “Fizemos importantes encaminhamentos em diversas áreas e estamos otimistas em relação ao atendimento dos pleitos”, relatam as vereadoras.

No Ministério das Mulheres o foco foi o debate sobre políticas transversais para as mulheres, colocando suas particularidades e demandas como prioridade. Solicitaram a liberação de equipamentos para apoiar pesquisas já em andamento no Sudoeste, especialmente aquelas relacionadas ao câncer de mama e as consequências dos agrotóxicos na saúde feminina.
Aline e Mara foram recebidas pela equipe de orçamento do Ministério da Saúde. Reforçaram o pedido de aumento do teto MAC (Teto de Média e Alta Complexidade) para Francisco Beltrão. Significa mais liberações de recursos através do SUS para exames, cirurgias, internações e tratamentos em UTI. Também gestionaram mais uma unidade de CAPS AD e a implantação de serviços de telemedicina no município.
Ainda na área de saúde participaram de reunião com a equipe de coordenação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. A pauta abordou a vigilância epidemiológica do município e o andamento do processo de implantação das Ovitrampas, ferramenta importante para o controle de arboviroses.
A vereadora Mara foi recebida pela ministra Gleisi Hoffmann, de Relações Institucionais. Na oportunidade apresentou as principais demandas do município e pediu a intermediação da ministra junto ao Governo Federal para a inclusão de projetos do município no PAC e aumento de repasses para a saúde.
Rede Legislativa
As vereadoras Mara e Aline também participaram em Brasília, representando a Câmara de Francisco Beltrão, do “Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV: Expansão e Futuro!”, que reuniu representantes de câmaras e assembleias legislativas de todo o país para debater o futuro da radiodifusão legislativa, com destaque para a TV 3.0 e o Programa Brasil Digital.
O objetivo do projeto é fortalecer a comunicação pública e aproximar ainda mais o Legislativo da população.
