Vereadores aprovam título de cidadão honorário de Beltrão para Chico Martini
Iniciativa foi da vereadora Anelise Marx e recebeu aprovação unânime.
Assessoria
Edivar Martini, 79 anos, carinhosamente conhecido por “Chico Martini”, é Cidadão Honorário de Francisco Beltrão. O projeto que concede a honraria é uma iniciativa da vereadora Anelise Marx e recebeu aprovação unânime do Poder Legislativo na sessão desta segunda-feira (11). “A concessão desta honraria reconhece publicamente a sua trajetória, marcada pelo trabalho, dedicação, espírito comunitário e relevantes serviços prestados à sociedade beltronense”, justifica a vereadora Anelise.

Natural de Ibiraiaras (RS), Edivar fixou residência em Francisco Beltrão em 1972, portando há 53 anos, onde constituiu família com a esposa Jacy Rinaldi Martini, que é beltronense. Juntos, criaram três filhos. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destacou-se desde jovem pelo desempenho acadêmico e dedicação exemplar, sendo aprovado em primeiro lugar entre 273 candidatos.
Mudou-se para Francisco Beltrão sem recursos financeiros, mas com coragem e determinação. Seu talento e competência logo o tornaram peça-chave no desenvolvimento da suinocultura regional, tendo coordenado a Exposição Nacional de Suínos e contribuído para a melhoria da genética suína, com elevado impacto econômico para a região. Como pioneiro da área, tornou-se referência técnica em feiras agropecuárias e eventos do setor.
Chico Martini foi um importante empreendedor, participando da fundação de mais de 15 empresas, dentre elas Agroveterinária Martini, Martini Moto Peças, Granja Martini e outras ligadas ao comércio e ao agronegócio, fomentando o desenvolvimento econômico do Sudoeste. Juntamente com a esposa Jacy, integra desde 1984 o Rotary Club de Francisco Beltrão.
O casal atua de forma destacada na organização de eventos sociais e beneficentes, como bailes, festas juninas, carnavais e edições memoráveis do “Dia dos Namorados”. Além disso colabora ativamente com a Fundação Rotariana de Francisco Beltrão (FURB) e com ações voltadas à educação, como o fornecimento de agasalhos escolares por meio da empresa Marota Confecções.
Mesmo após sua aposentadoria, Chico Martini permanece atuante nos negócios da família e transmite sua vasta experiência às novas gerações, sendo exemplo de vitalidade, compromisso e amor à comunidade que escolheu para viver e construir sua história. “A concessão do Título de Cidadão Honorário a Edivar Martini é reconhecer a vida e a obra de uma pessoa que engrandece Francisco Beltrão. Ele é símbolo de contribuição efetiva ao progresso social, econômico e comunitário do nosso município”, cita a vereadora Anelise Marx.
