GeralNutrição

Você sabe identificar o alimento que está consumindo?

Hoje vamos falar um pouco sobre Rotulagem, recentemente os rótulos sofreram algumas alterações para facilitar que o consumidor identifique o conteúdo de cada alimento, para isso os rótulos novos devem conter as informações de alto teor na sua composição a frente do produto. Com uma lupa em cinza e preto estarão descritas as informações do alimento como por exemplo alto teor de sódio, alto teor de gordura…

Sim, essa nova legislação deixou o rotulo mais explicativo para o consumidor, porém ainda é muito importante que o consumidor olhe além da parte da frente do rótulo. Devemos nos atentar a tabela nutricional e também a lista de ingredientes.

Certo, mas ai vem a dúvida, o que olhar na tabela nutricional e na lista de ingredientes?

A tabela nutricional traz a informação de quantidades do alimento, mas preste atenção, na tabela nutricional a informação é da quantidade que contém na porção, ou seja no quanto deveríamos consumir daquele alimento, e não do pacote todo, mas fique tranquilo(a) a porção é indicada também na tabela nutricional, com quantidade em gramas e também medida caseira ou unidade.

Quanto a lista de ingredientes a legislação exige que os ingredientes sejam descritos em ordem de quantidade na receita, sendo o primeiro ingrediente o que está presente com maior quantidade e o ultimo o com menor quantidade.

Desta forma olhando os rótulos podemos fazer escolhas melhores e entender o que de fato estamos consumindo. Outro dia uma cliente me encaminhou uma foto de um biscoito, nessa foto da frente do rótulo o nome dizia “biscoito de batata doce” porém na lista de ingredientes tínhamos nessa ordem: amido de milho, óleo vegetal, açúcar demerara, batata doce. Após a analise da lista de ingredientes pudemos ver que a batata doce era o 4º item da lista, ou seja, era um biscoito de amido de milho (maisena) e continha batata doce, mas não era um biscoito de batata doce.

Entenderam a diferença? As vezes somos enganados pelo rótulo principal, por isso preste atenção no que você está consumindo! Outra dica é escolher produtos com 4 ou 5 ingredientes no máximo e que os ingredientes sejam conhecidos como alimento, ou seja que você reconheça como alimento, evite aqueles produtos cheios de conservantes, edulcorantes…

Depois dessas dicas, desejo a você boas compras e boas escolhas!

Cristiane Maria Santini

Cristiane Maria Santini CRN 8-9970 Francisco Beltrão-PR.