Beltrão

46ª Assembleia Distrital do Rotary

Sergio Baseggio, governador eleito, conduziu o evento do Distrito 4640.

Assessoria-

O Distrito 4640 de Rotary International realizou entre os dias 19 a 22 de maio de 2021 a 46ª Assembleia Distrital – Gestão 2021/2022, que abrange as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. O evento foi gerado em Francisco Beltrão, e transmitido de forma on-line.O evento faz parte do calendário oficial do ano rotário e configura-se em um momento de treinamento para cada um dos cargos que integram as diretorias dos clubes.

Futuros presidentes, secretários, tesoureiros e todos os coordenadores de comissões (administração, desenvolvimento do Rotary – DQA, imagem pública, projetos humanitários, Fundação Rotária, serviços à juventude e intercâmbio de jovens) que integram o conselho diretor de um Rotary Club tiveram a oportunidade de absorver novos conhecimentos através de treinamentos e intercâmbio de informações. 

A 46ª Assembleia Distrital teve 2.178 inscritos, destes 2.104 são associados e 74 convidados/acompanhantes. Além disso, 132 clubes de Rotary estiveram presentes, contando com o Rotaract,  Interact, Rotary Kids e ASR (Associação de Senhoras Rotarianas). Participaram 1.458 homens e 652 mulheres. A média de idade de todos os participantes foi de 48 anos e a média de tempo de Rotary de cada um é de oito anos.Para o governador do Distrito 4640, gestão 2021/2022, Sergio Baseggio, a assembleia supriu as expectativas e reforça a participação de todos para ser um sucesso.

“A equipe distrital que estava à frente da assembleia é fantástica. Todos estão motivados e animados, pois gostam de fazer um trabalho bem feito, e esse trabalho todo vai abraçar o que estamos pensando. E, quanto às palestras, tanto do companheiro Marcio Medeiros como do Araken Leão também surpreenderam.” Sergio sucede o atual governador, Edison de Castro Pagnozzi, do Rotary Club  Toledo – Pioneiro. 

Novo lema
Para Sergio Baseggio, a gestão 2021/2022 é um investimento no autoconhecimento e autoestima dos companheiros de Rotary. “Quando o nosso lema fala ‘Servir para transformar vidas’, logo nos traz uma reflexão para que possamos estar fortalecidos para ter o que dar. Porque quando dissemos ‘dar de si antes de pensar em si’, nós precisamos, em primeiro lugar, saber e estar preparados para ter o que dar, visto que não são só trabalhos, algo financeiro que os rotarianos precisam dar, mas, sim, de si. Então, esse ‘dar de si’, precisamos estar conscientes da nossa força interior e estarmos preparados para que todos que são alcançados com o nosso trabalho também transformem suas vidas. Temos uma fase muito bonita para começar, na gestão 2021/2022, e toda equipe está motivada.”

O governador eleito Sergio Baseggio usa em todos os seus pronunciamentos o seguinte mantra: “Juntos faremos não só o que deve ser feito, mas também o que é preciso que aconteça”. Para encerrar a 46ª Assembleia Distrital e ressaltar a força do lema do ano rotário 2021-22, o governador eleito Sergio Baseggio usou a frase: “Quem não vive para servir não serve para viver”, de Mahatma Gandhi

Prêmios para os clubes
Sergio Baseggio criou uma espécie de gincana entre os clubes e entre os rotarianos para quem se aplica mais em seus projetos e metas do Distrito 4640. Para isso, conseguiu um patrocínio da Cresol para oferecer uma grande premiação aos vencedores, que serão os clubes de maior pontuação no final de sua gestão, na metade de 2022. O primeiro prêmio é um carro HB20 zero quilômetro, o segundo prêmio é uma TV de 65 polegadas. O terceiro prêmio é uma TV de 55 polegadas. O quarto prêmio é uma TV de 50 polegadas. E o quinto prêmio é um Título Paul Harris (mil dólares para a Fundação Rotária).

Mensagem final de Marta Cella Baseggio
A maioria de nós possui navios fascinantes, outros possuem barcos impressionantes… ou seja, belas metáforas se as compararmos com os talentos, habilidades, sonhos e objetivos que cada um de nós temos em nossa vida. Contudo, os resultados que vamos obter dos nossos projetos e ideais dependem da capacidade de acreditarmos em nosso potencial e das nossas ações em direção ao que pretendemos alcançar. Voltando à nossa metáfora.

Você já reparou como uma boa parte das pessoas fica apenas “amarrada ao porto” com seus talentos, sonhos, objetivos… assistindo pacificamente aos “aventureiros” que deixam o conforto do porto a estabilidade e segurança do seu espaço…e partem em busca de grandes aventuras, lugares exóticos…/ alguns deles velejando lentamente, outros se distanciando em alta velocidade… enquanto aqueles ficam batendo na esteira e balançando no cais?

O que os impede de partirem para o mar?Será o medo de enfrentar as tempestades / as grandes ondas? Será o medo de falhar ou de ser avaliado? Será o hábito de concentrar-se mais nas coisas que podem dar errado?Sem dúvida, para muitas pessoas esses sentimentos as impedem de deixarem a segurança do porto sem se darem conta de que o porto é apenas um lugar para se abastecer. A oportunidade de aprender a confiar em si mesmo, a possibilidade de crescer, de vencer os medos e de superação está exatamente em enfrentar as dificuldades…

Certa vez eu li: “Às vezes Deus acalma o mar… outras vezes Ele acalma o marinheiro… mas em determinadas ocasiões você aprende a nadar…” Nada mais verdadeiro…Cada um de nós temos habilidades, temos um propósito, um ideal, um sonho e uma única vida… Ficar no porto amarrado… ancorado… definitivamente não é a finalidade da sua vida, nem da minha. A vida honra os movimentos ousados… circundados de atitudes prudentes, riscos calculados e não de ações intempestivas ou impulsivas.Que atitudes ou ações podem inspirar os desbravadores dos mares, os conquistadores de sonhos a avançarem mar adentro em direção as suas metas?

1. O desejo de conquistar. Longe de se imaginar preso ao porto, sem desafios, contentando-se com menos do que poderia ter, o conquistador tem seu desejo impulsionado pelo ânimo, pela motivação e determinação.

2. Persistência. Os ventos podem até mudar a direção, mas não a sua decisão. O conquistador enfrenta os desafios, refaz a sua rota quando precisar, mas jamais abandona seus sonhos. Eles são a sua bússola, eles indicam o caminho a seguir.

3. Autoconfiança. O medo de mudar é uma âncora que impede o ser de navegar pelo mar da vida. Por isso o conquistador tem que confiar em si, em seus sonhos, pensar positivamente. E esse pensar positivo significa estar ciente de que o simples fato de acreditar não garante que irá conseguir o que quer, mas vai desafiá-lo a continuar, a perseguir seu ideal, a encontrar soluções para alcançar seus objetivos.

Onde está o seu barco? Você e eu não fomos feitos para a ficarmos à beira do cais contemplando os navios e barcos ganharem o mar. Vamos tirar a âncora que nos prende e começar a velejar. Não importa se lentamente ou em alta velocidade. o importante é partir. e boa viagem a todos nós!!! Quem sabe nos encontraremos em algum porto da vida para reabastecermos e comentarmos sobre as vidas transformadas. O barco está seguro no porto…mas não foi para isso que ele foi feito.

Não tenha medo do fracasso, dos riscos, dos obstáculos…  Eles estarão sempre por perto. Mas acredite… não foi para falhar que você foi feito.“Juntos Faremos não só o que deve ser feito mas também o que é preciso que aconteça” Uma excelente viagem à todos…

Mensagem de Sergio
Debaixo do meu chapéu, é o lugar onde abrigo os meus sonhos.
Debaixo do meu chapéu, escondo minhas lágrimas mas também guardo meus sorrisos.
Debaixo do meu chapéu carrego perguntas cuja respostas não tenho.
Debaixo do meu chapéu tem tantas coisas que quase não cabe mais!
Debaixo do meu chapéu tem uma cabeça e um coração.
Eu tiro o chapéu pra vida
Pra quem vive plenamente
Quem sorrir das coisas simples
E ama demasiadamente
Tiro o chapéu para quem almeja o sucesso
E trilha na oração o realizar dos sonhos
Pra quem ama a vida
E vive a fazer dela lindos planos.
Tiro o chapéu pra quem cuida da natureza
Para quem ama os animais
Para quem zela do verde
E ao planeta cultiva a paz.
Tiro o chapéu pra quem pratica o bem
Pra quem ama as crianças
Pra quem educa e incentiva a leitura
E em um mundo melhor mantém a esperança..
Tiro o chapéu pra poesia
Pro riso solto nas tardes ensolaradas
Pra quem canta e dança
E ama sob a noite enluarada.
Para quem vive para ser feliz
E constrói no mundo uma linda história
Deixando a todos a amizade
E no amor se faz memória.

Legenda

Adir e Ester Seleski, Marta e Sergio Baseggio na Assembleia Distrital que teve mais de 2.000 pessoas on-line.