BeltrãoCuriosidades

É hoje! Cometa k2 passa pela Terra e faz espetáculo no céu

 Por Rinaldo de Oliveira

Nesta quinta, 14 de julho, teremos um espetáculo no céu: a passagem do cometa K2 – ou “C/2017 K2” -, também conhecido como “PanSTARSS”. Torça para fazer tempo bom onde você está!

PanSTARRS é um cometa que vem da Nuvem de Oort – tida por astrônomos como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o chamado “espaço interestelar”.

Segundo a Organização EarthSky, uma plataforma norte-americana de informações sobre o céu, o cometa K2 vem se aproximando da Terra em direção ao Sol e agora finalmente poderá ser visto.

Ele foi descoberto em maio de 2017, ele tem algo entre 14 e 80 quilômetros (km) de raio e aproximadamente 800 mil km de cauda, efetivamente sendo um objeto de grande escala, embora seu núcleo seja relativamente “normal”.

Como assistir ao fenômeno

Cinco anos depois de identificado, o cometa poderá ser visto nitidamente, mas será preciso ter binóculos ou um telescópios.

Hoje, ele estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância da Terra, com um brilho de 9 pontos de magnitude.

O cometa vai se tornar visível no início da noite, por volta das 18h49. Para enxergar, olhe para céu ao leste.

Ele deve atingir o ponto mais alto no céu às 21h39 e ficará observável até às 02h11 da madrugada.

O cometa já expele uma nuvem tão brilhante e densa que algumas câmeras com equipamento de longa exposição já estão capturando-o em fotos, como a que abre esta matéria, feita John Chumack, astrônomo a serviço do portal Galactic Images.

Depois de passar pela Terra, o cometa segue sua viagem rumo ao Sol, de onde deve se aproximar mais intimamente no dia 19 de dezembro.

Cometas

Os cometas são objetos feitos principalmente de gases congelados, rocha e poeira, que ficam mais ativos na medida em que se aproximam do Sol. Isso ocorre porque o calor do astro aquece o cometa, fazendo com que seu gelo se transforme em gás. Neste processo de sublimação, forma-se uma nuvem ao redor do cometa, também conhecida como cauda.

Na foto: O cometa k2 – PANSTARRS -foi registrado por câmeras especialmente equipadas – Foto: John Chumack / Galactic / Reprodução

Com informações do Olhar Digital