REFLEXÃO
JOSÉ, O PAI TERRENO DO SENHOR JESUS
“Então José seu marido, como era justo e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está sendo gerado é do Espírito Santo…e José despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher. E não a conheceu até que deu a luz a seu filho, o primogênito; e pôs-Lhe o nome de Jesus” (Mateus 1.19,24-25).
José era um homem íntegro, descendente do rei Davi e exerceu a função de pai terreno de Jesus. Era uma pessoa sensível à direção de Deus e disposto a fazer-Lhe a vontade. Maria contou a José sobre sua gravidez. Ele sabia que não era o pai. Seu respeito pelo caráter da noiva, a explicação que recebeu sobre quem era o Pai e a atitude dela em relação a criança deveriam impedir José de pensar que Maria tivesse feito algo errado, mas foi difícil para ele acreditar que o Pai da criança era Deus. José decidiu romper o noivado, mas estava determinado a fazer isso de um modo que não causasse a desonra pública a Maria. Ele pretendia agir com justiça e amor. Nesse momento, Deus enviou um anjo a José, para confirmar a história contada por Maria e dar a ele uma nova oportunidade de servir a Deus, recebendo Maria como esposa. “E ela dará a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.21). José obedeceu a Deus, casou-se com Maria e honrou a sua virgindade até o bebê nascer – “E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-Lhe o nome de Jesus” (Mateus 1.15).
Embora Jesus tenha sido concebido pelo Espírito Santo, Ele foi formalmente registrado como filho de José, e, portanto, tornou-se legalmente um descendente de Davi. Desconhecemos quanto tempo José viveu como o pai terreno de Jesus. No último episódio em que ele foi mencionado, Jesus tinha 12 anos de idade. Mas sabemos que José ensinou a Jesus o oficio de carpinteiro. Certificou-se de que Ele teria um bom ensino espiritual em Nazaré e levou toda a família a Jerusalém, por ocasião da festa anual da Páscoa, o que Jesus continuou a observar quando adulto. José soube que Jesus era o filho de Deus a partir do momento que ouviu as palavras do anjo. A forte convicção de José sobre este fato, e sua disposição de seguir a direção de Deus, capacitaram-no para a função de pai terreno do Senhor Jesus. (Fonte: Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal)