BeltrãoEsportesGeral

FAMÍLIA FUGA: MIGRAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL À SANTA CATARINA, PARANÁ E MATO GROSSO

Em Erechim-RS, existiam nos anos 50/60, duas equipes do interior do estado muito fortes – Ypiranga e Atlântico –  de onde tinha vindo a família Trentin. Wolf Paulo Trentin era um dos filhos; foi o fundador do Clube União no dia 15 de fevereiro de 1956. Wolf também foi zagueiro central do União por muitos anos.

De lá, do Alto Uruguai, veio a família Fuga, com três de seus filhos se tornando jogadores do CE União nos anos 60.

Alberto Fuga, já no Ypiranga de Erechim, atuava como meia armador nas disputas do campeonato gaúcho. Nos dias atuais o Ypiranga de Erechim, além do campeonato gaúcho disputa a série C do Campeonato Brasileiro.

A família Fuga, antes de se estabelecer em Francisco Beltrão, havia migrado para o distrito de Santa Helena, município de Joaçaba-SC. No entanto, o distrito e o município eram pouco habitados; o comércio também era muito incipiente. A família Fuga decidiu continuar a migração, vindo para Francisco Beltrão-PR.

Pelo último censo do IBGE, em 2023, Joaçaba tinha uma população de apenas 30.146 habitantes.

No início das atividades em Francisco Beltrão, os Fuga assumiram a Fábrica de Móveis e beneficiamento de madeiras de Pedro Granzotto, onde esteve instalada nos últimos anos a empresa Faust Pneus. Atualmente, nesse local existem pequenas empresas comerciais, tornando-se as instalações num mini-shopping.

Alberto Fuga, pela sua formação profissional, também foi contador da firma Irmãos Pedron, instalada na Av. Júlio Assis Cavalheiro, esquina com a Rua Curitiba (hoje prédio Penso). Alberto exercia a profissão de contador, mas nas horas de folga tinha dedicação especial ao CE União; amor ao esporte que trouxe do estado gaúcho a Francisco Beltrão.

Danilo Menon, excelente lateral esquerdo, um dos fundadores das Livrarias Menon.