Banco de sangue virtual foi o tema principal do Café Acefb itinerante
O banco de sangue pode ajudar pessoas tanto de Francisco Beltrão como em todo o Paraná.
Por Darce Almeida/Acefb
O pessoal da agência Sicoob Vale Sul abriu as portas na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, para recepcionar os participantes do Café Acefb, organizado pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão.
Na abertura, o empresário William Madruga, presidente da entidade, apresentou o resumo das ações da diretoria realizadas entre os dias 24 a 28 de junho. Na agenda, encontro semanal sobre a Arqdecor, que abre neste sábado, 6 de julho, às 9h, no centro de eventos do parque de exposições, reunião sobre a Expofeira Mulher 2025, alinhamento sobre o projeto Acefb Júnior, reunião mensal da Cacispar, participação na Sessão Legislativa sobre Regulamentação da Reforma Tributária em Brasília, inauguração do Cmei Ciranda Cirandinha, entre outras pautas.
Na sequência, Ricardo Nunes, diretor e idealizador do Banco de Sangue Virtual – bancodesanguevirtual.com.br, apresentou a plataforma online onde os doadores voluntários de sangue se cadastram e o Banco faz o trabalho de conexão entre os familiares das pessoas que necessitam da doação de forma rápida e fácil.
Os cadastros são realizados diretamente no site para que aja o cruzamento de informações disponibilizadas. “Tem pessoas que pensam que podem doar sangue de onde estiverem. Na verdade, o banco de sangue virtual é um grande cadastro de pessoas doadoras, pessoas do bem. Porque muitas vezes dormimos pensando em acordar para fazer o bem para alguma pessoa e quando amanhece, já estamos com a cabeça cheia de coisas para resolver”, comenta Ricardo.
Na prática…
…o banco de sangue pode ajudar pessoas tanto de Francisco Beltrão como em todo o Paraná. “Um exemplo, se você tem uma amiga precisando de sangue e que está hospitalizada em Curitiba, e você não tem como ir até lá, essa pessoa entra em contato pelo site do Banco de Sangue Virtual e coloca o nome completo, o tipo de sangue que a amiga precisa e o local de doação onde ela está. E nós fazemos um filtro das pessoas cadastradas por tipo sanguíneo e cidade. A partir disso, enviamos um e-mail e whatsapp para essas pessoas cadastradas que podem doar o sangue que a pessoa lá em Curitiba está precisando”, explica Ricardo.
Ricardo salienta que a meta do Banco de Sangue Virtual é de, no mínimo, 3% da população paranaense doar sangue nos próximos meses, ou seja, pouco mais de 254 mil pessoas. A divulgação do Banco de Sangue é realizada através de palestras, programas de TV e rádio, eventos sociais e comunitários, reuniões para efetuar parcerias com empresas, escolas e dirigentes de bancos de sangue de hospitais. Mais informações no fone/whats (51) 9 9563 9663 (Assessoria de Imprensa).