Diretores da Acefb e Ciklo de Inovação visitam hubs de Curitiba
Darce Almeida/Acefb – No diretores da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), visitaram dois hubs de conexão e inovação em Curitiba: “Hotmilk Ecossistema”, da PUC-PR e “Distrito”. É mais uma ação do Ciklo Hub de Inovação da Acefb, lançado em 2020 e que passa pelo processo de implantação na entidade beltronense.
Participaram da viagem técnica William Madruga, vice da Acefb para Assuntos de Núcleos, Rafael Menegotto, vice para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, Joares Ribeiro, diretor executivo da entidade, Andréa Barbieiri, coordenadora do Ciklo, Cledson Lodi, coordenador do Núcleo Beltronense das Empresas de Tecnologia da Informação (Nubetec) e Idalino Menegotto, empresário e ex-presidente da Acefb – gestão 1999/2000.
“Foi muito importante [a visita] para conhecermos um pouco mais sobre essa cultura de inovação e essas comunidades onde tem várias startups, entre outros modelos de negócios. Isso faz com que a gente entenda e conecte empresas para virem para o Ciklo, para que empresas de Beltrão, associadas ou não da Acefb, possam fazer parcerias. É a oportunidade de olhar para o que está dando certo lá para aplicarmos aqui”, avalia Wiliam.
De acordo com Rafael, eram dois objetivos principais na bagagem. “O primeiro fazer parcerias. Como temos o Ciklo, nós precisamos de conexões com empresas startups. E isso foi conseguido. Da mesma forma que nós de Beltrão precisamos de conexões, eles também precisam. Quanto mais conectado estiver o ecossistema, melhor. Foi um ponto em que já valeu a viagem. O segundo objetivo era para conhecer um hub em funcionamento, mais maduro, para sabermos como conduzir o nosso hub de conexão. Lá funciona muito bem a transferência de tecnologia das universidades para as startups. As pesquisas desenvolvidas pelas universidades são aplicadas na prática pelas startups”, destaca Rafael.
Legenda – Grupo de empreendedores beltronenses em visita a Curitiba.