Solar Bella Vida – Valorizando a melhor idade
Texto: Edgar Marqueti
Colaboração: Bolívar Figueiredo
Nos últimos anos acompanhamos o realinhamento da sociedade no avanço das leis e protocolos de convivência comunitária e inclusão social nesse sentido avançamos em vários temas como área ambiental, relações humanas, sociais, Estatuto do Menor e inclusão social. Um dos avanços que podemos destacar está o Estatuto do Idoso criado em 2003, com mudanças em nomenclaturas e posições inclusivas ao idoso, que deu origem a denominação melhor idade, nesse sentido quem tanto contribuiu na vida para a sociedade realmente merece a partir de uma faixa etária de 60 anos receber esse retorno da sociedade em prestação de serviços à sua melhor idade.
Um espaço de acolhimento para idosos diferentemente do que está no imaginário popular, não é um local sombrio onde as pessoas estão confinadas ou solitárias. Ao contrário, as casas de repouso contam com a presença de inúmeros profissionais da saúde além dos outros idosos que dividem os espaços oferecidos pelas casas de acolhimento e repouso. Francisco Beltrão é privilegiada por contar com o Solar Bella Vida – Residencial para Idosos que atende pessoas com idade próxima de 60 anos ou acima desta faixa etária. Como qualquer outra instituição o Solar Bella Vida desenvolve uma rotina de atividades que preenchem o dia e visam manter os idosos ativos. A atenção à saúde e bem-estar são fatores de preocupação constante dos administradores e da equipe multidisciplinar de profissionais da saúde à disposição 24 horas.
A Organização Mundial da Saúde informa que até 2050 a proporção da população mundial idosa com mais de 60 anos quase dobrará de 12% para 22%. No ano passado conforme a OMS, o número de pessoas com 60 anos ou mais, superou o número de crianças com menos de cinco anos, o ritmo de envelhecimento da população é muito mais rápido do que no passado e todos os países enfrentam dificuldades para garantir sistemas sociais e de saúde para oferecer sustentabilidade para essa mudança demográfica. As projeções apontam que em 2050 teremos 434 milhões de pessoas nesta faixa etária em todo o mundo. Os anos adicionais de vida oferecem possibilidades amplas para as pessoas idosas que contribuem com seu saber adquirido ao longo da vida com a família e a própria sociedade. No entanto, a extensão dessas oportunidades e contribuições depende de fatores como o bem-estar e saúde. A OMS lembra que se esses anos adicionais forem dominados por declínios da capacidade física e mental, as implicações para as pessoas idosas e para a sociedade serão negativas.
Reformas e melhorias
Recentemente o Solar passou por uma ampla reforma e adequação. Foram construídos mais quartos para ampliar espaços internos de lazer e conforto, área externa com varanda de 50m quadrados foi ampliada.
Atendimento médico
Justamente para e auxiliar as famílias nas suas necessidades do dia a dia e de oferecer atendimento à saúde do idoso, o Solar Bella Vida há cerca de quatro anos atuando em Francisco Beltrão surgiu para reunir num único local profissionais e técnicos, comprometidos com a qualidade de vida e bem- estar dos idosos. Há uma parceria entre a família e a casa de repouso na atenção permanente na condição física e mental de cada pessoa.
A médica responsável é Odila Míssio que atua na casa, mas é possível o atendimento terceirizado, particular ou através dos planos de saúde que poderão ser condicionados pela família. O serviço de enfermagem, fisioterapia, nutricionista, psicologia e assistente social, cuidadores, limpeza, lavanderia e cozinheiras além da equipe de recreação formam o grupo que atua diariamente sob a coordenação de Paulo César Miczewski e Rômulo Míssio.
Visitas de familiares
Uma característica do Solar Bela Vida é a permissão de visita de familiares a qualquer momento, sem restrições de dias ou horários. Com a situação pandêmica hoje há a necessidade de agendamento. Os passeios e atividades recreativas também foram suspensos temporariamente. Os pacientes já foram vacinados contra a Covid-19, mas é necessário aguardar a liberação da autoridade sanitária e do próprio Ministério Público para que gradualmente as ações sejam retomadas.
No caso de amigos, conhecidos e pessoas que desejam visitar os pacientes o horário é das 15 às 17h30m. Antes da pandemia famílias se reuniam e passavam as tardes com os idosos, até mesmo pessoas do bairro, artistas e voluntários vinham para oferecer atividades recreativas. A sociedade participa, é uma casa aberta.
Parcerias e estágios
Algumas parcerias também foram firmadas com Faculdades, Universidades e serviços. Muitos acadêmicos fazem estágio supervisionado e o Senac tem oferecido estágio para os cuidadores de idosos e técnicos de enfermagem. A Unioeste oferece estágio para acadêmicos do curso de Nutrição.
O Solar possui cuidadores, mas é entendimento dos parceiros que com o estágio ativo estes profissionais conhecem a realidade dos pacientes para atender diversas situações o que exige dedicação e estudo. São pessoas acamadas, com dificuldade de locomoção dentre outras enfermidades que a própria idade impõe às pessoas. Os estagiários conhecem a realidade e o dia a dia da instituição e dos pacientes. A sociedade necessita destes profissionais bem preparados e o Solar tem esse compromisso de contribuir com a formação de excelência destes futuros profissionais.
Alojamentos e espaços de convívio
São oferecidos alojamento individuais ou coletivos com no máximo quatro leitos, todos com banheiro. A acomodação com maior número de pessoas tem algumas vantagens, onde um paciente pode auxiliar o outro no momento na eventualidade de mal súbito, acionando os profissionais que sempre estão prontos para atuarem. É possível também diluir custos, o que é bom para todos, com isso são oferecidas vagas para famílias que tenham maior dificuldade financeira. A companhia entre eles durante as noites também é fundamental para ampliar a interação e convivência. O Solar oferece ainda biblioteca, sala de leitura, de exibição de filmes e amplo espaço para a realização de jogos e atividades diversas.
Novo Residencial será aberto
Com o passar dos anos a sociedade está compreendendo a função do residencial que é de apoio às famílias e a pessoa idosa. As famílias encontram dificuldades para ajustar mão de obra, o custo é elevado para contratar equipe multidisciplinar que atenda às necessidades do paciente, além de ações trabalhistas. O Solar Bella Vida reúne profissionais das mais diversas especialidades e a atenção e cuidados são contínuos e com acompanhamento diário da família.
A demanda exigiu a abertura de uma nova casa, onde o atendimento será macrorregional. O novo residencial para idosos tem terreno amplo, às margens da PR 280, no antigo Haras. No Solar Bella Vida II serão oferecidos 14 leitos, serviço diferenciado e contato diário com a natureza. Atividades de pesca, quiosques para confraternizações, além da presença de animais, muita vegetação e espaço para caminhadas. O local atenderá pacientes que tenham condições de locomoção e que as famílias desejem maior espaço e convívio com a natureza.
Protocolos seguidos
Desde que os decretos municipais e as orientações da autoridade sanitária foram divulgados a direção do Solar adotou todas as providências para garantir aos pacientes total segurança, restringindo visitas, que agora são feitas somente em extrema necessidade e as atividades recreativas, culturais e caminhadas também foram temporariamente suspensas. A casa tem adotado todos os protocolos e atendido as orientações do Ministério Público.
A cada ano obstáculos são transpostos e a direção do Solar Bella Vida – Residencial para Idosos adotou a transparência em todos o processo com o objetivo de que a sociedade conheça o trabalho que não se resume apenas na hospedagem, mas na quantidade de benefícios que o Solar oferece aos pacientes e seus familiares. É oferecido o que há de melhor e a nossa equipe de colaboradores trabalha para oferecer qualidade de vida, saúde e na valorização e respeito àqueles que tem muito a nos ensinar.
Solar Bella Vida – Residencial para Idosos
Rua Maringá, 1400 – Bairro Vila Nova
Francisco Beltrão – Paraná
Telefone: (46) 30350002
Diretores
Paulo César Miczewski
Rômulo Míssio