REFLEXÃO
A IGREJA DE JESUS CRISTO
“E Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Colosseses 1.18).
A igreja de Cristo não é um prédio, nem uma instituição religiosa denominada igreja com seu CNPJ e endereço fixo em algum lugar. As denominações intituladas igrejas cristãs, são apenas templos que servem de locais específicos para os cultos! Deus não habita nos templos feitos por mão humanas:
“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24).
A igreja do Senhor é formada de seres humanos cristãos em Cristo Jesus
Deus se faz presente espiritualmente no meio dos cristãos em qualquer lugar onde estiverem, pois habita no corpo do cristão, não em edifício: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, aí estou Eu no meio deles” (Mateus 18.20). Cada cristão é ligado ao Senhor pelo seu Espírito Santo: “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (1ª Coríntios 6.17).
A igreja do Senhor Jesus é constituída espiritualmente; sendo Cristo a cabeça e os cristãos o corpo de Cristo, ligados pelo Espírito de Deus: “E Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1.18). O templo de Deus é o corpo do crente, não o prédio onde os crentes congregam: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1ª Coríntios 6.19).
Independentemente de templos, placas, instituições, a igreja de Cristo é formada de cristãos, estando cada um onde estiver: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1ª Coríntios 3:16,17).
Os discípulos do Senhor, plantavam igrejas
Em Jerusalém, foi estabelecida a primeira. Depois em Antioquia: “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11.26; At 13.1). Depois em Corinto (1ªCo 1.1; 2ªCo 1.1). As da Galácia; de Filipos; de Colossos; e a dos Tessalonicenses. As igrejas de Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia (Apocalipse 1.11).
Jesus, a Cabeça da igreja, é a pedra fundamental, principal!
Ele afirmou isso à Simão Barjonas, um dos seus discípulos e apóstolos, ao qual o chamou de Pedro: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Jesus, não fundou a igreja em Pedro, mero mortal; mas, fundou nEle mesmo, Cristo! Dizendo: Sobre esta pedra!
Os cristãos são pedras vivas: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ª Pedro 2.5). Os cristãos formam o corpo: “Porque somos membros do seu corpo” (Efésios 5.30). Os judeus rejeitaram Jesus, a pedra principal: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (Atos 4.11).
Por Eloir Vieira-Ponta Porã-MS
