Câmara de Beltrão homenageia Projeto Transformar da Unipar
Dr. Alexandre Moreira, coordenador do projeto, vereadora Mara, Assistente Social Denise Silveira, e os advogados orientadores Paula Strack e Renilson de Castro Oliveira. (Foto: Assessoria)
Assessoria
Por iniciativa da vereadora Mara Fornazari Urbano, Procuradora das Mulheres no Legislativo, o Projeto Transformar será homenageado com a Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto é vinculado ao curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em parceria com o curso de Psicologia e apoio da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

Coordenado pelo Professor Dr. Alexandre Magno Augusto Moreira, ele atua no acompanhamento de homens encaminhados pela Vara Criminal da Comarca, no contexto de processos relacionados à violência doméstica e familiar. Sua metodologia baseia-se na realização de grupos reflexivos e atividades socioeducativas, com foco na responsabilização dos autores de violência, na compreensão das consequências legais e sociais de seus atos e na promoção de formas não violentas de resolução de conflitos.
A iniciativa baseia-se no entendimento de que a prevenção da violência contra a mulher demanda ações que vão além da punição, incluindo intervenções que busquem interromper o ciclo de violência por meio da mudança de comportamentos e atitudes. Nesse sentido, o Projeto Transformar contribui de maneira complementar às políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica no município.
Também é destaque o caráter interdisciplinar e institucional da iniciativa, que articula a universidade, o Poder Judiciário, a Vara Criminal e o Núcleo Maria da Penha (Numape), fortalecendo a rede local de proteção e promoção da cidadania.
“Ao prestar a homenagem, a Câmara de Francisco Beltrão reconhece a relevância deste projeto social e o compromisso de seu coordenador e equipe com a construção de uma convivência social mais segura, responsável e orientada pela cultura de paz. Esse projeto está fazendo a diferença na vida de centenas de famílias”, comenta a vereadora Mara.
Iniciado em 2022, a iniciativa se consolidou como uma ferramenta essencial na prevenção de novas infrações, pois se tornou uma oportunidade de mudança. Cada ciclo é composto por seis encontros. O primeiro é destinado ao acolhimento e os demais abordam temas como responsabilidade legal, relações familiares, gênero, masculinidades, machismo, emoções, autocontrole e comunicação não violenta. A entrega da Moção ocorrerá em Sessão Solene da Câmara no Parque de Exposições, durante a programação da Expobel.

