BeltrãoEsportes

O INÍCIO DOS JOGOS DE VÔLEI EM FRANCISCO BELTRÃO

Aos sábados e domingos à tarde, no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, equipes femininas e masculinas deram início à prática do voleibol. Essas lembranças remontam aos anos de 1959, início dos anos 60. Como não existiam em Francisco Beltrão quadras esportivas (uma única na unidade militar do exército), os praticantes do vôlei jogavam em quadras improvisadas, no quintal ao lado da igreja; provavelmente as moças que aparecem na foto pertenciam à Legião Filhas de Maria; os rapazes faziam parte da Congregação denominada de Marianos.

Além da prática da religiosidade, por recomendação dos padres e das irmãs de Nossa Senhora da Glória, tinham também os seus momentos de lazer na prática de alguma modalidade esportiva; exemplo – voleibol e caçador.

“As Filhas de Maria lidavam com as normas e vigilância da irmandade. Tidas como modelo de pureza perante a sociedade, essas jovens viviam às voltas com os valores e desejos da participação mais efetiva com a sociedade. As Filhas  de Maria era uma marca de moda feminina voltada para moças e  mulheres que gostavam de se vestir bem, sem desprezar a decência. Tal modelagem valorizava o corpo bem vestido e a  elegância feminina”.

Foto- acervo de Irene Baroni:  Zeli Menon, Madalena e Mônica Loks (irmãs), Irene Baroni, Lurdes Ferronatto e Vilma Sabadin.

Nota-se, na foto da primeira equipe de vôlei feminino de Francisco Beltrão, que as jovens estavam vestidas elegantemente. Naquela época, os esportes não tinham a “boniteza” que existe hoje, com os uniformes bem definidos, em tamanhos minúsculos que ressaltam o encanto e as formas corporais.

Primeiro time de vôlei masculino de Francisco Beltrão

Primeiro time de vôlei masculino de Francisco Beltrão –  Radiográficos.

Na foto: Lauro Werlang, Valmor Zimermann, Walter Zimermann e Wily Dal Paz, Wilson Dal Paz, Danilo Menon, Pérsio e Romeu Fregonese.

Do outro lado da Igreja Matriz, também aos sábados e domingos, a equipe Radiográficos realizava partidas amistosas de vôlei com os jovens que estudavam fora de Francisco Beltrão, liderados por Antoninho Busato e, nas férias, praticavam o vôlei, além disso, o futebol de campo. A formação da equipe levava o nome de Radiográficos que reunia os atletas da Rádio Colmeia, Tipografia Estrela (Tiezerini e Dal Paz), Gráfica Modelo e Livrarias Menon.

AZURIZ COPA UMBRO SUB-14

 O Azuriz Futebol Clube, em parceria com a Umbro, está organizando a 1ª Copa Umbro Sub-14. A competição deve ser realizada no mês de dezembro no centro de treinamentos da equipe, localizado no município de Marmeleiro.

Segundo informações repassadas pelo clube, seis clubes já estão confirmados na competição, todos eles têm a Umbro como fornecedora de material esportivo. Os clubes são: Azuriz, Athletico Paranaense, Avaí, Argentinos Juniors, Chapecoense e Grêmio. Novas equipes podem ser confirmadas no decorrer dos próximos dias.

UNIÃO BELTRÃO TERÁ RAFAEL ANDRADE NA 1ª. DIVISÃO

 O técnico que subiu o Anilado duas vezes para a Divisão de Elite do futebol paranaense, está de contrato novo, com a missão de fazer boa campanha na temporada de 2022. Rafael Andrade assinou com o Azulão, com o compromisso de iniciar a pré-temporada em 15 de dezembro. Nesse espaço de tempo de um mês e meio, Rafael estará realizando um trabalho de pesquisa em torno dos nomes de jogadores que poderão vir para compor o elenco do União no ano que vem.

E O ESTÁDIO… E O GRAMADO?

 Em outros campeonatos em que o CE União recebeu adversários em seu campo, a bola não rolou com aquela sutileza devido ao estado do gramado, que apresenta mistura de espécies de gramas e alguns “cocorutos” que impedem a trajetória da esfera em linha reta, correta e o deslizamento normal, fatores primordiais para o conforto dos jogadores e a apreciação elogiosa da torcida. Cabe-se aqui uma sugestão, já que não há tempo para a substituição total do gramado, uma vez que as disputas da primeira divisão devem começar dentro de um mês e meio, seria de bom alvitre fazer os reparos possíveis para que times mais qualificados não saiam de Francisco Beltrão alegando que jogaram num estádio acanhado, com piso irregular, o quê dificulta as jogadas tanto do time da casa, quanto do visitante. Recentemente, o Toledo jogou no Anilado, faz pouco tempo, saiu lamentando por ter atuado num gramado de más condições. É bom lembrar que, Toledo e Cascavel possuem estádios modernos em boas condições para a prática do futebol. O bom senso deveria prevalecer, a grama não é das melhores, mas merece cuidados especiais, e um mínimo de uso, pois a competição maior está para acontecer, provavelmente, com início na 2ª. quinzena de janeiro do ano que vem.

MARRECO FAZ 12 GOLS EM DOIS JOGOS

 No jogo da volta contra o Foz Cataratas, no Ginásio Costa Cavalcanti, realizado 4ª.-feira (3), a equipe beltronense conseguiu expressiva vitória por 6 x 1 e avançou na classificação para pegar o Operário de Laranjeiras do Sul nas semifinais da Taça Federação Paranaense de Futsal. O time do técnico Fabinho Gomes foi pra o confronto nas três fronteiras com elenco reduzido e conseguiu a segunda vitória com placar dilatado. No primeiro duelo, no Ginásio Arrudão havia vencido por 6 x 0. Os gols do Marreco foram marcados por Cappa, Passamani,Giovani, Luan, Café (2). Para o time do Foz, João Pedro fez o único gol. O Foz Cataratas, do técnico Banana está mais direcionado para as disputas da Liga Nacional Futsal. Todavia, para o Marreco foi um ótimo resultado, que marca um final de temporada 2021 com crescimento no seu desempenho, tanto jogando em casa como fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *