A igreja de Jesus Cristo
Por: Eloir Vieira
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18).
A igreja de Jesus Cristo não é uma denominação religiosa. As denominações cristãs chamadas de igreja são apenas templos naturais com placas nominais. Cada denominação fundada tem seu estatuto, suas doutrinas estabelecidas por uma liderança, conforme a sua visão ou interpretação bíblica individual. Isso explica as diferenças entre uma congregação e outra. Cada liderança fundadora de uma denominação estabelece os critérios, as regras a serem seguidas pelos seus seguidores, conforme seu entendimento.
Nesse contexto, se pergunta: Qual é a igreja de Cristo? Em qual igreja devo congregar?
A igreja é composta de pessoas que creem em Cristo. Independente de denominação, cada cristão é membro do corpo da igreja, e “Cristo, a cabeça da igreja: sendo Ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5.23). “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?”… (1ª Coríntios 6.15). O Espírito de Deus se une ao espírito do cristão – “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16,17), selando-o para a salvação- “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13); “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” Efésios 4.30.
Verdadeiro templo
O corpo natural do crente é o verdadeiro templo onde o Espírito de Deus reside, e não em templos materiais construídos por mãos humanas: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17.24). “Ou não sabeis, que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1º Coríntios 6.19).
Pela fé, todos os cristãos, são como pedras vivas, semelhantes a Cristo, que é a Pedra Fundamental: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1º Pedro 2.5). “Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (1Co 12.12-14).
Nenhum segmento religioso, com suas doutrinas, rituais e fábulas, tem poder de salvar alguém. Mas todos que possuem o dom do Espírito Santo são salvos por Jesus Cristo, independentemente de denominação e congregação. Deus não é movido por nós! Nós somos movidos por Deus: “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (Atos 17.25). O fundamento é um só, a igreja é uma só, e nunca deveria existir diferença entre as denominações, se as doutrinas do evangelho fossem seguidas sem modificação pelos homens, pois não é o evangelho que tem que se adequar à igreja, mas a igreja deve se adequar ao evangelho, estabelecido por Cristo e seus apóstolos!