Coluna PET

A IMUNOTERAPIA NA SAÚDE ORAL, INTESTINAL E DERMATOLÓGICA DE CÃES E GATOS

O mercado de alimentos para animais de estimação avançou consideravelmente nas últimas décadas, acompanhando o crescimento desta população e o aumento na preocupação com a nutrição destes animais. Com isto, várias substâncias vêm sendo estudadas para melhorar a resposta nutricional. Recentemente, as imunoglobulinas vêm ganhando destaque em vários trabalhos de pesquisa. Imunoglobulinas são anticorpos, cuja função é reconhecer, neutralizar e marcar os antígenos para que estes sejam eliminados do organismo e são fundamentais para manutenção da saúde de cães e gatos.

Os suplementos elaborados com imunoglobulinas vêm surgindo como alternativas na prevenção e tratamento de diversas doenças. São suplementos de alta tecnologia, capazes de melhorar as condições do animal em casos de doenças de difícil tratamento, como Dermatite Atópica, Gastrenterites e Doenças Periodontais.

Estudos comprovam que a maioria dos cães com Dermatite Atópica têm níveis de imunoglobulina (IgA) abaixo da normalidade. Especialistas defendem que não devemos “lutar contra” o sistema imune e sim modificá-lo a favor do paciente. Suplementos contendo imunoglobulinas, associados com probióticos específicos e outras substâncias ativas, apresentam-se como uma alternativa eficaz contra as Dermatites Atópicas e outras complicações dermatológicas, em tratamentos profiláticos em raças predispostas ou auxiliar na terapia de complicações agudas e, principalmente, crônicas, com menos necessidade de medicamentos.

Dentre as imunoglobulinas, a IgY contribui para a imunoterapia do trato gastrointestinal de mamíferos. Atua no suporte do sistema imunológico e melhora a saúde, sendo eficiente na prevenção de doenças causadas por diversos patógenos. Os benefícios do uso de suplementos contendo estas imunoglobulinas incluem a melhora na saúde oral e intestinal de cães frente a antígenos específicos como Porphyromonas gingivalis (doenças periodontais, como a gengivite) e Parvovírus (gastrenterite hemorrágica).

A doença periodontal é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e gengivas. Segundo a “American Veterinary Dental Society”, 80% dos cães e gatos apresentam doença periodontal a partir dos três anos de idade, sendo o problema de saúde mais comum relatado nas clínicas veterinárias, em cães de pequeno porte. Além do incômodo causado pelo mau hálito de animais com problemas periodontais, as bactérias presentes na cavidade oral podem causar infecções em outros órgãos, como o fígado, rins e coração. Se o acúmulo da placa bacteriana não for controlado, o caso progride para complicações graves e, muitas vezes, incurável, devido à resposta imunológica e inflamatória, resultando em perda dentária; além de complicações sistêmicas devido à bacteremia (grande número de bactérias na corrente sanguínea) e absorção de toxinas bacterianas oriundas da cavidade oral.

Em estudo conduzido pela Dra Mariana Scheraiber, no Laboratório de Estudos de Nutrição Canina, da Universidade Federal do Paraná, foi avaliado o efeito curativo da adição de IgY na ração de cães sobre o índice de Porphyromonas gingivalis e de placa bacteriana, apresentando excelentes resultados.

As imunoglobulinas ligam-se às bactérias, vírus, protozoários e outros agentes patogênicos, inibindo a fixação e replicação destes agentes. Têm benefícios em equilibrar a microflora intestinal, promover a absorção de nutrientes, reduzir a incidência de stress induzida por diarreia, aumenta a excreção de imunoglobulina (IgA) fecal – o que indica uma importante estimulação imune positiva –, dá suporte de proteção da função intestinal, reduz agentes patogênicos e promove a qualidade imunitária geral.

Ou seja, a imunoterapia oral, utilizando imunoglobulinas, é uma nova alternativa, muito promissora aos métodos convencionais preventivos e terapêuticos para melhorar a saúde dos animais. Se seu cão ou gato sofre por doenças como as gengivites e outras complicações periodontais (boca), casos de dermatites crônicas ou de difícil tratamento e controle, saiba, estes suplementos podem melhorar o quadro e a qualidade de vida de seu pet. (mais informações na Aquarium Pet)