A JOIA RARA DO UNIÃO
Christian ( Zinho), revelado pelo União. Foi jogador do técnico Didi Santhiago. Passou pelo Athletico-PR. Está no elenco do Bahia.
CHRISTIAN DEIXA O ATHLETICO-PR E VAI PARA O BAHIA
O Bahia anunciou mais um reforço para a próxima temporada. O tricolor confirmou a negociação com o Athletico-PR e adquiriu o passe do volante Christian. O jogador de 22 anos foi revelado pelo União e não pelo Athletico-PR e chega ao Esquadrão em definitivo. A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.
O negócio girou na casa dos 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15,45 milhões). O volante deve desembarcar em Salvador após os festejos de Natal para realizar os exames médicos e assinar contrato.
Para os sudoestinos e torcedores do União, é sabido que o volante Christian foi a grata surpresa da equipe Anilada de base em 2016, chamando a atenção do Athletico Paranaense. Portanto, quando se divulga que o jogador foi revelado pelo Athletico Paranaense, isso não corresponde com a verdade, tanto que o União ao vender o jogador para o Rubro-Negro da capital, fez constar no contrato um vínculo que lhe dá o direito de receber o percentual de 30% sobre o valor a que foi negociado com o Bahia.
O Globo Esporte anunciou o valor da negociação, 15,45 milhões. Se confirmado, caberia ao União 4,6 milhões. Mas aí entram outros detalhes, provavelmente, a deduzir da parte do União, porque há a participação do empresário do jogador em toda essa transação.
O negócio (venda do jogador) pode ter sido muito bom para o Athletico, para o Bahia, para o empresário, para o União também, e para o jogador não se pode dizer a mesma coisa, pois trocar o Athletico Paranaense pelo Bahia é ter menos visibilidade na mídia esportiva brasileira e mundial, a menos que ir para o Bahia seja uma “ponte” para futuras negociações com equipes do exterior. Christian ( Zinho ) teve grandes conquistas no Athletico-PR, foi bi-campeão paranaense e venceu a Sul-Americana de 2021, além de outros títulos.
Li sobre a negociação de Christian de que ele teria perdido espaço no Athletico Paranaense, devido a uma cirurgia no joelho e, por isso, esteve fora da equipe por 5/6 meses. Mas assim como o jogador pode perder espaço na equipe, também pode recuperar através de seu esforço e dedicação.
LIGA NACIONAL FUTSAL TERÁ 24 PARTICIPANTES EM 2023
A entidade que comanda o campeonato de futsal em nível nacional, reuniu na semana passada os dirigentes das equipes para tratar do assunto. Neste ano, a competição será um pouco mais longa, com a participação de 24 equipes (eram 22).
CONFIRA OS PARTICIPANTES:
PARANÁ: Marreco, Marechal, Cascavel, Campo Mourão, Foz Cataratas, Pato e Umuarama
SANTA CATARINA: Blumenau, Jaraguá, Joaçaba, Joinville, Tubarão e São Lourenço (vai estrear em 2023)
SÃO PAULO: Corinthians, Magnus, Santo André, São José e Taubaté
RIO GRANDE DO SUL: Carlos Barbosa, Assoeva e Atlântico
MINAS GERAIS: Minas e Praia Clube
DISTRITO FEDERAL: Brasília
Do Sudoeste do Paraná, Marreco de Francisco Beltrão e Pato Futsal representam a região. O Pato já conquistou o título de campeão em duas oportunidades, enquanto a Marreco ainda não sentiu esse sabor. Em 2022, chegou a disputar as oitavas de final, mas foi eliminado pelo Carlos Barbosa, o pentacampeão da competição. No mata-mata, o Marreco empatou em casa com a equipe barbosense. No jogo final, perdeu em Carlos Barbosa por 1 a 0, com gol contra de Dickson.
Vale lembrar que em 2022, o Corinthians foi o campeão da Liga Nacional, o Atlântico de Erechim ficou em 2º lugar, em 3º o Cascavel, em 4º o Jaraguá, em 5º o Joinville, em 6º o Carlos Barbosa, em 7º o Pato Futsal. Ao Marreco restou a colocação de 15º colocado, entre os 22 times que disputaram a LNF.
ARTILHEIROS MUDARAM DE TIME
Os dois principais artilheiros da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal 2022, Sol Sales e Douglas Cappa já assumiram compromisso com outras equipes, que não as suas até então: Sol Sales, 17 gols, deixou a Acel Chopinzinho, vai defender o Campo Mourão. E Douglas Cappa, 2º colocado na artilharia, com 16 gols pelo Marreco, passa a integrar a equipe do Jaraguá-SC. Não há dúvida que o pivô Cappa fará muita falta à equipe beltronense na próxima temporada, mesmo que o Marreco faça boas contratações para as disputas da Liga Nacional e da Série Ouro, será difícil contratar um goleador nato, como foi Cappa.