Religiões

“A Verdade vos Libertará” (João 8:32)

O conceito da “verdade” vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Pilatos disse: “Que é a verdade?” (João 18:38).

Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta na área de religião. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade? Em João 8:32, Jesus disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .”

“A Verdade”

Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando Ele falou com seu Pai (João 17:17), Ele disse: “Tua palavra é a verdade”. Quando Jesus falou sobre a verdade, Ele não estava falando sobre meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso.

Os escritores do Novo Testamento fizeram similares afirmações sobre a palavra de Deus. Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).

Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos.

Devemos escolher como responder a esta revelação de Deus. Nós podemos obedecê-la ou rejeitá-la. Temos a liberdade de aceitar tudo o que Deus disse, ou somente as partes que nos interessam. Mas quando decidirmos como responder a ela, devemos lembrar de que nada do que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras. Aproximadamente três mil anos atrás o escritor de Salmos disse: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu” (Salmo 119:89).Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova