Geral

Acefb anuncia projeto para um centro de inovação

Assessoria/Acefb

No último dia 28, após a prestação de contas da 29ª Expobel, na Acefb, foi anunciado o projeto de instalação de um centro de inovação a ser montado na entidade.
Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb destaca: “A Acefb tem esse papel de ser inspiradora, ela deve inspirar a classe empresarial, principalmente o pequeno empresário, que sente maior dificuldade em inovar. Com isso, o empresário cresce e fica perene em sua atividade”.


O projeto será desenvolvido entre a Acefb e o Sebrae. Cláudio Dalla Vale, vice-presidente para Assuntos de Inovação e Tecnologia da Acefb, disse que “é uma honra anunciar esse grande projeto, que é o nosso tão sonhado centro de inovação. Tínhamos muitas expectativas e agora, através desse recurso da Expobel, possibilitou de a gente realizar o nosso sonho. Vai ser um espaço dentro da Acefb no segundo piso e vai abrigar novas empresas de tecnologia [startups], e vai alavancar essas empresas, que já tem seu produto definido e estão no mercado”.


“Queremos funcionar como um hub de negócios para essas empresas, criando desenvolvimento, novos links [networking] e principalmente desenvolvimento, inclusive fortalecendo outras entidades do município e os nossos associados. O associado mesmo poderá apresentar suas demandas e o que pode ser melhorado através do centro de inovação. Será aberto a quem tiver interesse, mas nesse início queremos trabalhar com o nosso associado”, enfatiza Cláudio. Este centro vai funcionar no segundo pavimento da Acefb.

Missão técnica
Joares Ribeiro, diretor da Acefb, cita a missão técnica realizada em setembro de 2019 de um grupo de empresários e líderes de Beltrão para Israel, referência mundial em tecnologia e inovação. “Desde essa viagem nós começamos a construir a ideia do centro de inovação. E como aplicar tudo aquilo que nós vimos em Israel, trazendo para a prática em nossa cidade? Por isso, estamos adaptando esse projeto com as demais entidades envolvidas”.
A implantação do projeto ainda vai levar meses, até porque haverá a necessidade de seleção de projetos que serão apoiados pelo futuro centro de inovação.
Para o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Pécoits, este centro de inovação da Acefb vai se tornar mais um dos ativos tecnológicos de Francisco Beltrão.

Legenda

Claudio Dalla Vale: O centro de inovação vem para acelerar o desenvolvimento dessas Startups. Crédito: Darce Almeida/Acefb