Acefb recebe diretores executivos de associações empresariais
Da assessoria/Acefb – Iniciado há mais de um ano, o projeto “Copes 2.0”, Conselho Permanente de Executivos do Sudoeste do Paraná, foi apresentado sexta-feira, 26 de novembro, no auditório da entidade empresarial, para representantes de onze associações empresariais da região de abrangência da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar).
Conforme Joares Ribeiro, o objetivo central do projeto é conectar executivos, entidades e a Cacispar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná – entre si, buscando melhorias significativas nos negócios e na gestão.
“O encontro foi produtivo onde interagimos e criamos conexões entre os executivos, deixando uma comunicação mais próxima entre os envolvidos. Incentivamos os executivos a atuarem sempre de forma muito estratégica e alinhada com a Cacispar”, explica Joares.
Clayton Silva, gestor executivo da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), lembra que o encontro gerou troca de experiências, deixando o associativismo ainda mais latente. “Com essa união, toda a região fica mais fortalecida. Também teve o compartilhando de coisas que deram errado em uma associação empresarial, num município, mas que podem dar certo em outros municípios”. Dúvidas dentro de uma entidade que podem ser simples, para outras podem ser complicadas. Por isso o motivo desse encontro. Esperamos que cada vez mais haja maior envolvimento, desenvolvimento e associativismo ele no cotidiano, tanto das associações empresariais quanto dos associados”.
Joares completa, afirmando que o propósito é de instigar, incentivar e inspirar, nivelando as informações, proporcionando maior engajamento nesse processo associativo.
É preciso praticar o associativismo
Marina Casali, consultora da Faciap e da Cacispar, lembra que no encontro foi abordada a cultura associativista. “Para a gente pregar o associativismo nas empresas, nós precisamos praticar o associativismo. E com as associações empresariais unidas, conseguimos um bom desempenho entre todas. Acredito que a nossa região fica num novo patamar quando fortalecemos as associações, criando novos laços”.
Objetivos específicos do Copes 2.0
– Criar maior relacionamento entre executivos;
– Realizar benchmarking (processo de busca das melhores práticas de gestão de uma entidade);
– Proporcionar novas parcerias, implantação de novos serviços e fortalecimento dos já existentes;
– Facilitar acesso de qualificação ao quadro de executivos da região;
– Levantar demandas e sugestões de melhorias.
Legenda: Participantes do encontro do Copes na Acefb.
Crédito: Darce Almeida/Acefb.