“Pessoas fumam cigarros eletrônicos perto de crianças”, alerta nutricionista que participou do Café Acefb
Da assessoria/Acefb – “No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, trouxemos o tema para o debate. Mesmo que hoje em dia as porcentagens de pessoas fumantes no Brasil estejam diminuindo, ainda perto de 10% da população brasileira é fumante. Precisamos seguir alertando sobre os malefícios do fumo”, relatou Milena em entrevista para a Rádio Educadora.
O tema tabagismo foi apresentado no Café Acefb desta terça, 29 de agosto, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão. Ela integra o Núcleo Nutrir da entidade.
E puxando para a alimentação, Milena alerta para os hábitos inadequados que as pessoas têm. “Ter uma alimentação vai evitar doenças cardíacas e 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo tabagismo. São apenas algumas das doenças que uma boa alimentação pode evitar”, acrescenta Milena.
É conhecido que o cigarro comum vem perdendo adeptos para cigarros eletrônicos e narguilés. Para não ficar para trás, a indústria do tabaco, conforme Milena, resolveu tornar o cigarro uma “coisa legal”. “E começou a produzir os narguilés, por exemplo, que possuem nicotina que causa o vício e traz vários malefícios à saúde”.
Milena lembra que o uso desses cigarros é cada vez mais comum entre jovens, em festas, e até no ambiente familiar. “Fumam ao lado de crianças, tornando-as fumantes passivas. Mesmo que alguns pods e vapes não tenham nicotina, a própria fumaça pode ser prejudicial aos pulmões”.
Alguns efeitos do fumo
– Enfermidade coronariana: a nicotina estimula a liberação de adrenalina e outros hormônios,
provocando aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, bem como a vasoconstrição das artérias coronarianas.
– Aterosclerose: com o aumento do estresse oxidativo, a produção de espécies reativas de oxigênio excede a capacidade antioxidante do organismo, podendo ocorrer o surgimento da aterosclerose.
- O hábito de fumar é responsável por:
– 90% dos casos de câncer de pulmão;
– 75% dos casos de bronquite crônica e enfisema pulmonar
– 25% dos casos de isquemia
31 de agosto, Dia do Nutricionista
Por que consultar com nutricionista?
Para Milena, é preciso haver uma mudança de pensamento na sociedade. “O nutricionista é o profissional que vai te ajudar a alimentar-se de uma forma mais leve e que traga benefícios a saúde”.
Legenda: Nutricionista Milena Baggio.
Crédito: Darce Almeida/Acefb.