“Alegrai-vos!”
É Páscoa. Estamos celebrando o acontecimento central da nossa fé cristã: JESUS CRISTO RESSUSCITOU! O Pai ressuscitou Jesus, seu Filho, no terceiro dia, o Primeiro da Semana, chamado “o Domingo” – “Dia do Senhor”. Vamos participar da festa da Páscoa. A nossa Páscoa é sempre nova. Não é a repetição de mais um ano cronológico. Ela é a novidade que se renova a cada ano.
O anjo disse às mulheres a boa notícia, no amanhecer do primeiro dia, ainda escuro, era de madrugada: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!”. Com esta notícia as mulheres correram para contar aos discípulos Pedro e João. Certamente esta notícia deixou-os espantados, incrédulos com o fato narrado às pressas. Não pode ser verdade! Exagero das senhoras, pensaram os discípulos. Muita coisa passou pela cabeça deles, menos que o Pai chamara à vida o crucificado. Tiveram que recordar o que dizia a Escritura acerca dEle, o Messias, o Esperado. Compreendê-la agora era tudo, e necessário. Faz-se urgente a profissão de fé. Sim, os discípulos tinham ouvido do próprio Jesus que haveria de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia. Pedro e João correram ao túmulo. João chegou primeiro. Ele viu o sepulcro vazio e acreditou. Era o discípulo amado do Senhor. O amor supõe pressa e fidelidade. Ir ao encontro do Amado tornou-se a opção fundamental de João. Pedro chegou depois. Viu o sepulcro vazio como vira João. Ambos creram: Ressuscitou o Senhor, verdadeiramente! É fato único! É um fato que mudou a perspectiva daqueles homens e de toda a humanidade. Um acontecimento que mudou o percurso da história.
Era o início da vitória e da nova história. Era o primeiro dia da nova criação. Jesus ressuscitou! Ele venceu o pecado e a morte! A todos libertou da escuridão, da incerteza e das angústias. Então, é dia de grande celebração. É o dia da nova Luz. Celebramos, pois, com grande alegria e fé este dia Santo da Páscoa, porque na Ressurreição de Cristo está a certeza de nossa ressurreição. Jesus verdadeiramente ressuscitou, está vivo! Daí a nossa identidade: somos cristãos. É uma graça, uma dádiva sermos de Cristo Jesus, seus seguidores, inseridos numa comunidade de fé, a Igreja, a comunidade dos irmãos e irmãs renascidos Nele. Então, somos seus fiéis discípulos missionários, discípulos do ressuscitado e portadores do “Evangelho da Alegria” como disse o Papa Francisco – porta-vozes e testemunhas da “Maior Notícia”.
O Deus da vida, que ressuscitou seu Filho, ressuscita-nos a cada dia para uma vida nova. Jesus ressuscitado é a certeza da presença de Deus mesmo nos momentos mais difíceis e adversos da nossa existência, nestes tempos marcados por tantos sinais de morte e maldades humanas, guerras, mentiras e corrupção que nos envergonham. Caros leitores. A fé na Ressurreição nos leva a olhar para o futuro, para o Brasil, para o nosso Estado, particularmente à nossa Diocese de Palmas/Fco. Beltrão, às nossas famílias, fortalecidos pela esperança na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte que celebramos em cada Páscoa. O ressuscitado na sua Páscoa abriu para nós, seus irmãos e irmãs na fé pelo batismo, “as portas da eternidade”.
Confiantes no Ressuscitado, que renova todas as coisas, queremos continuar nossa caminhada ao longo deste ano, sempre iluminados pela Luz da Ressurreição! Alegremo-nos e nele exultemos porque nele descobrimos o sentido da nossa existência, da nossa vida, da nossa vocação e missão! Somos cristãos testemunhas do Ressuscitado! E podemos nos perguntar: quais são os sinais de vida e ressurreição que percebo em minha vida, de meus familiares e em minha comunidade, em nossa diocese? Sinais de vida e ressurreição no ambiente onde trabalho, estudo? Sinais de vida e ressurreição que sinto no Sudoeste do Paraná? Vamos ampliar nossos sinais de vida e ressurreição…
O Ressuscitado está vivo entre nós! Celebremos, pois, com alegria o “Primeiro Dia” da nossa salvação, o dia nossa redenção ou como disseram os padres da Igreja “a festa da nossa salvação” na Oitava da Páscoa.
ALEGREMO-NOS EM CRISTO RESSUSCITADO!
Dom Edgar Ertl