Religiões

Alegrai-vos sempre!

Existem ocasiões nas quais o convite à alegria parece até mesmo forçado. Como alegrar-se frente às injustiças, às violências, às catástrofes, às irresponsabilidades humanas, às decepções e más decisões da vida ou ainda após quase dois anos de pandemia e mais de 615 mil brasileiros mortos? São muitas as situações semelhantes que não cabem um convite de alegria! Contudo, a Igreja como perita em humanidade se atreve em proclamar a proximidade de Deus nas situações mais desesperadoras.

Quando Deus está próximo não há medo, incerteza… o deserto floresce, as angústias da vida se transformam em paz verdadeira! E nisto, o que devemos fazer? Alegrai-vos sempre no Senhor! É a resposta que temos. Neste 3º. Domingo do Advento, 12 de dezembro, somos convidados a nos alegrar com a proximidade da vinda do Senhor em nossas vidas. Este Domingo é chamado na liturgia como o Gaudete (do lat. alegrai-vos) porque sugere aos cristãos não uma mera alegria, mas o sentimento de alegria por estar no seguimento, no serviço e na relação fraterna com todos. É a alegria de encontro com o Senhor na Palavra, na Eucaristia e na comunidade reunida, no “primeiro dia da semana”. Ele, que permanece em nossos corações, vive e caminha conosco nos convoca a uma alegria diferente, na certeza de que este Deus se fez um de nós para nos dar sua Vida em plenitude.

“O que devemos fazer?”

Temos algumas dicas para nos prepararmos bem para a vinda do Senhor, no texto de hoje extraído do Evangelho, segundo Lucas. João Batista é o “mensageiro da Esperança” para Israel e para toda a humanidade. A atividade de João Batista é um verdadeiro convite à conversão e o Precursor do Messias nos apresenta concretamente como pode ser feito isso (vv. 10-14). À questão: O que devemos fazer? Apresentada três vezes, João responde que o Messias objetiva restaurar uma nova relação com Deus e com os irmãos por meio de práticas humanizadoras de justiça e solidariedade. Em outra parte do texto é apresentada a missão do Messias que é a de restaurar, purificar (v.17) e apresentar um Deus rico em Misericórdia.

A intenção de João é que preparemos a nossa vida para a alegria de ter Deus em nosso meio e para isso é preciso uma conversão pessoal e comunitária. Aprendamos do Batista em sermos precursores, em apontar a Pessoa de Cristo e a Salvação que nos é oferecida, em apontar um Outro que é maior e mais forte que todos nós em nossa finitude e pequenez. Este é um dos segredos da alegria em Deus.

O equilíbrio é o remédio para os momentos de tensão e o diálogo, é melhor caminho para superar os conflitos e as diferenças. A alegria da proximidade da vinda de Jesus nos faz viver de um modo mais radiante e nisso temos a difícil missão de anunciarmos sua presença entre nós e irradiarmos a alegria de Deus que se diferencia das efêmeras alegrias que nos são oferecidas no dia a dia. Disse Santa Tereza de Calcutá que o melhor caminho para mostrar nossa gratidão a Deus e às pessoas é aceitar tudo com alegria. Um coração contente é o resultado normal de um coração que arde por amor. Não podemos deixar entrar nada de triste que nos possa esquecer da alegria do Cristo Ressuscitado. Todos desejamos o céu, onde Deus habita, mas depende de cada um de nós vivenciarmos o céu já neste mundo sendo felizes com Ele neste momento. E sermos alegres com Ele significa amar como Ele amou, servir como Ele serviu… é preciso encontrar esta alegria de estar com Ele, inclusive em nossas tristezas aparentes e tempos sombrios como estes que há dois anos nos inflacionou com a pandemia.

Coleta da Campanha para a Evangelização 2021

Neste sábado, 11 e domingo, 12 de dezembro, 3º do Advento, realizaremos a Coleta da Campanha para a Evangelização, em todas as Igrejas, capelas e oratórios da Diocese de Palmas-Fco. Beltrão, com o lema: “Ide, sem medo, para evangelizar”. Sejamos generosos!

Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR

Dom Edgar Ertl

DOM EDGAR ERTL Bispo Diocesano