BeltrãoSaúde

Alimentação saudável e equilibrada foi tema de palestra para gestantes na Unimed- Francisco Beltrão

ASSESSORIA

A Unimed Francisco Beltrão promoveu em outubro mais uma palestra com transmissão pela internet para as gestantes que participam do programa Bem Gestar. O encontro deste mês teve participação da médica pediatra Silvana Acco e da nutricionista Juliane Nunes da Silva Nesi. O tema abordado foi Amamentação, Nutrição e Introdução Alimentar. Foram repassadas diversas dicas para o consumo de alimentação saudável e equilibrada, de frutas e verduras, ingestão regular e quantidade adequada de água, evitar consumo de produtos industrializados, etc. Participaram da palestra virtual 25 gestantes.

A nutricionista Juliane lembrou da importância das gestantes ficarem atentas às necessidades calóricas que são progressivas a partir do segundo trimestre. Disse ainda que o ganho de peso saudável e recomendado durante a gestação vai variar conforme o peso pré-gestacional da mãe.

No puerpério pensando na amamentação, ela diz que alguns alimentos parecem contribuir para o quadro de cólicas do recém-nascido e deve ser evitados: crucíferas (brócolis, repolho, couve-flor), café, chá mate, chocolate, frutas cítricas, refrigerante, condimentos fortes e picantes e leite de vaca, levando a mãe a precisar ter mais cuidado com o consumo desses alimentos. “Também nesse período evitar dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso. Deve-se manter uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares, principalmente frutas e verduras, além da hidratação ser importante na produção do leite.”

Juliane reforça que durante a gestação a necessidade do cuidado com a alimentação é imprescindível para o desenvolvimento adequado da criança. “O aporte nutricional correto é essencial para produção de leite e na introdução alimentar como ponto inicial para desenvolvimento de hábitos e redução das probabilidades de desenvolvimento de doenças na vida adulta.”

Na foto: Nutricionista Juliane com os médicos Redimir Goya e Silvana Acco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *