Após temporais, chuva deve dar trégua curta ao Paraná e persistir durante a semana; veja previsão do tempo
Primeira semana de novembro deve continuar com tempo instável, segundo Simepar.
g1 PR
Após temporais causarem estragos no Paraná durante o fim de semana, as chuvas devem dar uma pequena trégua ao estado, e voltarem logo depois a atingirem todas as regiões paranaenses ao longo desta primeira semana de novembro.
A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Durante o fim de semana, o estado estava sob alerta de tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Agora, o sistema do órgão aponta que os temporais devem subir em direção ao sudeste e norte do país.
Na manhã desta segunda (3), os radares meteorológicos mostram que, no Paraná, as nuvens carregadas e os raios estão mais concentrados nas regiões central e nos Campos Gerais. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.
O órgão aponta que o tempo deve ficar mais firme na terça (4), mas que na quarta-feira (5) um novo sistema de baixa pressão deve voltar a provocar chuvas intensas.
Como fica o tempo durante a semana
O Simepar ressalta que o tempo segue sujeito a chuvas para boa parte do Paraná nesta segunda-feira (3). Apesar disso, as temperaturas devem ficar relativamente elevadas, proporcionando condição de abafamento. No oeste, os termômetros podem se aproximar de 30°C.

“No interior esta condição é válida para boa parte do dia. Instabilidades atuam de forma mais desorganizada, mas não se descarta alguma precipitação mais forte em algumas cidades. No Leste, entre a região metropolitana de Curitiba (RMC) e as praias, áreas de instabilidade são previstas especialmente a partir da tarde”, diz o órgão.
Os meteorologistas apontam que, na terça-feira (4), a estabilidade atmosférica volta a predominar em grande parte do Paraná. No entanto, chuvas fracas e isoladas podem ser registradas entre os Campos Gerais, a RMC e o litoral.
“Com o sol predominando, as temperaturas se elevam rapidamente e entre o oeste e o noroeste, os termômetros superam facilmente os 30ºC”, explicam.
Na quarta-feira (5) um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai deve provocar chuvas intensas no oeste paranaense.
“Entre a quarta (5) e a quinta-feira (6), estão previstas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, com maior concentração sobre as regiões da metade oeste do estado. No decorrer do dia, o sistema de instabilidade avança gradualmente para as demais regiões, resultando em precipitações distribuídas por todo o território paranaense, embora com tendência de diminuição na intensidade das chuvas ao longo do período”, diz o Simepar, que a aponta que a sexta-feira (7) também deve ser chuvosa.

