AQUARIOFILIA – UM BOM AQUARISTA PRECISA DE UMA BOA LOJA
O aquarismo é um Hobby fascinante!
Um aquarista dificilmente terá prazer e sucesso se não tiver a seu lado uma boa loja, com um bom profissional como seu aliado. E isto não significa ser um estabelecimento que somente venda peixes ou produtos para aquários, mas sim, que tenha alta qualidade… Qualidade nos produtos, nos peixes e plantas, e – não menos importante – no atendimento que presta ao cliente, com conhecimento e capacidade para instruí-lo e solucionar possíveis problemas. É comum ouvirmos de pessoas que chegam às lojas e perguntam: “Que peixe bonito! Posso colocá-lo em meu aquário?”; e muitas vezes, as poucas respostas que ouvem é: “Olhe, não sei, chegaram há três dias”, ou simplesmente: “Claro! Pode sim!”; sem saber o que o cliente tem de peixes e plantas, tamanho do aquário ou sequer o comportamento, hábitos alimentares, o tamanho que este peixe terá quando adulto ou as possíveis compatibilidades. Simplesmente vendem!
Uma boa loja deve ter uma razoável variedade de produtos, desde os aquários e todos os seus acessórios até os peixes e plantas, com preços justos e atendimento com responsabilidade.
Lembre-se: “preço nunca será mais importante que conhecimento!”, e usar de uma loja só para obter informações e depois adquirir em outra é uma canalhice tão grande quanto a corrupção que ocorre na política de nosso país! E de quem receberá real ajuda quando estiver passando por algum problema, da loja que detém estes conhecimentos ou daquela outra loja oportunista que nada sabe? Valorize o conhecimento e a experiência de um profissional!
Um bom atendente deve fornecer todas as informações relacionadas com o produto ou a espécie que está à venda: sejam peixes, plantas ou – simplesmente – as pedras que colocamos em nossos aquários. Caso ocorra algum problema, o lojista deve dar, também, uma importante ajuda. Doenças, parasitas, alimentação, reprodução, qualidade da água… Por estas razões devemos escolher bem a loja em que vamos manter nosso hobby. Existem lojas – no interior como nas capitais – que o lojista simplesmente vende os produtos sem o menor conhecimento, o que pode trazer sérios problemas ao aquarista, principalmente ao iniciante. Lojistas que não sabem nada sobre as espécies que vende: origem, hábitos sociais e alimentares, se são vivíparos, ovíparos, se são predadores, vegetarianos, onívoros ou carnívoros… Plantas? “Oh, meu Deus!!! E agora?” Infelizmente, meu amigo, este tipo de loja, não lhe serve!
Quem quer ter um bom aquário, quer ao menos que este lembre aquele que viu na internet, em revistas ou em algum filme. É claro que, às vezes, isso necessite algum investimento, mas o futuro aquarista quer ao menos saber como e o que precisa para realizar seu anseio. E a boa loja deve saber esclarecer como montar e manejar para ter um belo aquário. A qualidade da água (pH, dureza, níveis de amônia, nitrito e nitrato, fosfato e outros parâmetros), luminosidade ideal, compatibilidade entre espécies, tipos de alimentação, substrato, tipos ideais de filtragens, testes, condicionadores, dimensionamento do aquário, espessura do vidro, localização dentro do ambiente, decoração, doenças e seus sintomas, tratamentos e – principalmente – manutenção, são aspectos que um bom lojista deve esclarecer. Que tipo de serviço essa loja oferece: fornecimento de produtos e peixes, montagens e idealização de projetos, tratamento de doenças, manutenção e limpeza de aquários? Presta esclarecimentos satisfatórios? Tem boas referências? Quando vende um simples “Betta” (aquele peixinho que vive sozinho em um pequeno aquário), sabe – e dá – informações suficientes e concretas? Ou diz para usar água mineral ou de poços artesianos, vende uma raçãozinha qualquer e manda que dê umas duas ou três bolinhas por dia?
Conheça bem a loja, converse com o atendente, peça referências, repare na qualidade dos peixes, outros animais e plantas… Aliás, um aquário não é uma simples caixa de vidro repleta de água e peixes, e, sim, “um complexo equilíbrio biológico e um ecossistema fantástico!” E esse maravilhoso mundo aquático requer conhecimento. Pense: um aquário mal feito (do vidro à montagem e decoração) pode ser muito frustrante e – se for grande – pode causar sérios problemas.
Aquarium Pet – Profissionais com mais de 20 anos no mercado aquarístico!